loading

Auditoria revela irregularidades graves na federação chilena de futebol

Uma auditoria realizada à gestão de Sergio Jadue, entretanto irradiado pela FIFA, na Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP) revelou “graves irregularidades”, entre as quais uso de verbas para fins pessoais e empréstimos a clubes.

Auditoria revela irregularidades graves na federação chilena de futebol

De acordo com o atual presidente ANFP, Arturo Salah, “havia um descontrolo generalizado, que abria espaço para que fossem cometidas graves irregularidades”.

Segundo a auditoria, Jadue gastou mais de 580.000 dólares (cerca de 518.900 euros) em viagens e advogados, que trabalham na sua defesa perante a justiça norte-americana.

Jadue, que a 06 de maio foi irradiado pelo Comité de Ética da FIFA, é também acusado pela auditoria de ter gastado dinheiro da ANFP em obras na sua casa e no aluguer de um avião particular para se deslocar para o Brasil durante o Mundial2014.

Sergio Jadue, que também foi vice-presidente da Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol), é ainda acusado de ter emprestado 5,5 milhões de dólares (cerca de 4,9 milhões de euros) a clubes chilenos, sem qualquer autorização.

Um dos clubes que mais dinheiro recebeu foi o Unión La Calera, do qual Jadue foi presidente, e o Deportes Concepción, dirigido por um dos seus colaboradores mais próximos.

Jadue, que presidiu à ANFP entre 2011 e 2016, está nos Estados Unidos, onde deverá ser julgado em breve por alegados atos de corrupção.

O atual presidente da ANFP garantiu que a auditoria vai ser entregue à justiça chilena, que também investiga as irregularidades cometidas por Sergio Jadue durante o tempo em que foi presidente do organismo.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?