loading

Europeu 2008: Portugal despediu-se de Scolari com presença 'insignificante'

A seleção portuguesa de futebol ‘despediu-se’ do treinador brasileiro Luiz Felipe Scolari com uma ‘insignificante’ presença no Europeu de 2008, que terminou quando ‘começou’, ao primeiro ‘mata mata’, nos quartos de final.

Europeu 2008: Portugal despediu-se de Scolari com presença 'insignificante'

Depois da final do Europeu de 2004 e do quarto lugar no Mundial de 2006, Portugal partiu para a Suíça e a Áustria com ambição, mas saiu sem ponta de brilho e conformado, nos ‘quartos’, perante uma Alemanha claramente mais forte.

A formação das ‘quinas’ até foi a primeira a selar o apuramento para a fase a eliminar, com triunfos claros sobre a Turquia (2-0), que viria a chegar às meias-finais, e a República Checa (3-1), mas as suas ‘façanhas’ acabaram ai.

Com muitas poupanças, Portugal fechou a fase de grupos com um desaire por 2-0 face à coorganizadora Suíça e, no primeiro jogo a eliminar, não foi capaz de dar luta à Alemanha, perdendo por uns 3-2 que aparentam um equilíbrio inexistente.

“O sentimento é de frustração, por os objetivos não terem sido atingidos. Praticamente, tinha prometido ao presidente (da FPF) que estaríamos nos quatro finalistas”, reconheceu Scolari, após o seu 74.º e último encontro por Portugal.

O central Pepe e o ‘estratega’ Deco, dois jogadores nascidos no Brasil, foram globalmente os melhores elementos lusos, talvez porque surgiram muito bem fisicamente, após uma época em que jogaram pouco.

Por seu lado, e no que foi a primeira grande competição pós ‘geração de ouro’, Cristiano Ronaldo não esteve mal, longe disso, mas, depois da fabulosa época que realizara ao serviço do Manchester United, esperava-se mais.

Portugal estreou-se com um triunfo por 2-0 sobre a Turquia, selado por Pepe e Raul Meireles, para, no segundo jogo, ganhar por 3-1 à República Checa, com tentos de Deco, Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma.

A formação das ‘quinas’ selou a qualificação logo ao segundo jogo e Scolari optou pelas reservas no terceiro, o que redundou numa exibição medíocre e num desaire por 2-0.

Depois, no primeiro ‘mata mata’, Portugal viu-se rapidamente a perder por 2-0, ainda reentrou no jogo, com um tento de Nuno Gomes (40 minutos), mas Michael Ballack voltou a distanciar os germânicos (61).

O segundo tento, de Hélder Postiga, chegou tarde (87 minutos) e a equipa lusa ficou fora do Euro2008, para o qual se qualificou, como habitualmente, ao último jogo: bastou, desta vez, um 0-0 com a Finlândia, no Dragão.

Portugal terminou o Grupo A no segundo lugar, atrás da Polónia e à frente de Sérvia, Finlândia, Bélgica, Cazaquistão, Arménia e Azerbaijão.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?