loading

Basquetebol: Pau Gasol pondera não participar nos JO devido ao Zika

O basquetebolista espanhol Pau Gasol, prata em Londres2012 e Pequim2008, assumiu hoje que está a ponderar não participar nos Jogos Olímpicos Rio2016, por receio do vírus Zika.

Basquetebol: Pau Gasol pondera não participar nos JO devido ao Zika

"Estou a analisar, como qualquer pessoa. Penso que é um assunto suficientemente importante para o fazer", reconheceu o internacional espanhol, numa conferência em Madrid, quando questionado sobre se estaria a considerar não viajar para o Brasil.

O basquetebolista dos Chicago Bulls espera que os Comités Olímpicos Nacionais informem os atletas da situação real da disseminação do Zika e dos riscos do vírus para os atletas.

"Estou muito proactivo com tudo isto. Tenho informação privilegiada pelos meus contactos com cientistas e investigadores dos Estados Unidos e Espanha e tento partilhá-la com os meus companheiros. Falei com muitos e sei que alguns estão a planear ter família e isto pode afetar os seus planos de futuro", sublinhou.

Gasol mostrou-se surpreendido com o pouco que se fala do Zika e dos seus efeitos.

"O desconhecimento é grande, há debate e há dúvidas. Veremos o que vai acabar por acontecer. O importante é a saúde dos desportistas, famílias e adeptos, não os Jogos. Também não se fala do dengue, que aumentou mais de 300 por cento este ano", prosseguiu.

Gasol, um dos melhores basquetebolistas europeus de sempre, foi o timoneiro da Espanha na conquista das medalhas de prata em Londres2012 e Pequim2008. A seleção espanhola perdeu nas duas ocasiões com os Estados Unidos.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?