loading

Crónica: Irlanda do Norte faz história ao vencer a Ucrânia

A Irlanda do Norte conquistou hoje os seus primeiros pontos na fase final de um Europeu de futebol, ao bater a Ucrânia por 2-0, em jogo da segunda jornada do grupo C, disputado em Lyon, França.

Crónica: Irlanda do Norte faz história ao vencer a Ucrânia

Gareth McAuley, que alinha nos ingleses do West Bromwich, inaugurou o marcador aos 49 minutos, e Niall McGinn, que joga no escocês Aberdeen, fechou a contagem aos 90+6, numa altura em que o combinado de leste tudo tentava para chegar à baliza adversária.

São os três primeiros pontos em prova, suficientes para fazer sonhar com a qualificação para a fase seguinte, mas convém recordar que o próximo adversário será a Alemanha, um dos mais fortes candidatos ao título.

O futebol da primeira parte foi frenético, já que as duas equipas precisavam de amealhar pontos, por terem sido derrotadas na primeira ronda, mas faltaram oportunidades dignas desse nome.

Quatro minutos após o reatamento, Gareth McAuley assinou o primeiro golo norte-irlandês na competição continental, materializando o melhor esclarecimento ofensivo da sua equipa.

A resposta chegou de Yevhen Seleznyov, que, aos 51 minutos, rematou à figura do guardião McGovern, na sequência de uma reação algo ‘pálida’ da Ucrânia.

Aos 57, Conor Washington tentou a sua sorte, mas a bola saiu ao lado e o jogo foi interrompido logo a seguir, devido à intensa chuva e ao granizo que se abateram sobre o Estádio de Lyon.

Um intervalo forçado de dois minutos, que serviu para Michael O’Neill reorganizar a sua equipa, de tal modo que, só 20 minutos depois é que os ucranianos voltaram a criar perigo: primeiro por Viktor Kovalenko, do Shakhtar Donetsk, que apareceu isolado na grande área, mas rematou ao lado, e depois pelo médio Yarmolenko, do Dínamo de Kiev, cujo remate foi defendido por Michael McGovern.

Quando a equipa de arbitragem mostrou a placa com seis minutos de período de descontos, e todos pensaram que se iria assistir a um vendaval ofensivo da Ucrânia, os irlandeses passaram a exercer pressão logo à saída da área contrária.

E voltaram a marcar, por Niall McGinn, a poucos segundos do termo do encontro, à custa de uma tática pouco usual em equipas teoricamente mais fracas, apanhadas a defender uma vantagem mínima nos últimos instantes das partidas.

Programa da jornada

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia - Eslováquia, 1 - 2
Roménia - Suíça, 1 - 1
França - Albânia, 2 - 0

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra - País de Gales, 2 - 1
Ucrânia - Irlanda do Norte, 0 - 2
Alemanha - Polónia, 0 - 0

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália - Suécia, 1 - 0
Chéquia - Croácia, 2 - 2
Espanha - Turquia, 3 - 0

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica - Rep. Irlanda, 3 - 0
Islândia - Hungria, 1 - 1
Portugal - Áustria, 0 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?