loading

Candidato impugna eleições na Federação de Futebol da Guiné-Bissau

Inum Embaló, um dos cinco candidatos à presidência da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) impugnou as eleições realizadas a 18 de junho, alegando fraude, mas o organismo nega as acusações.

Candidato impugna eleições na Federação de Futebol da Guiné-Bissau

Inum Embaló, vice-presidentes da direção cessante, disse à agência Lusa que a reeleição de Manuel Nascimento Lopes (Manelinho) "é ilegal e fraudulenta" porque o vencedor apresentou documentos falsos e contou com o apoio expresso do poder político.

Segundo disse, o reeleito presidente da Federação guineense apresentou "um certificado de habilitações literárias falso" e contou ainda contou com "uma forte ajuda do poder político" no ato eleitoral.

Inum Embaló acusa Manuel Nascimento Lopes de ter tido "favorecimento da presidência da República", através de meios logísticos, financeiros e com elementos de segurança, factos sobre os quais disse ter provas materiais.

Acusou ainda o presidente da Federação de não ter apresentado as contas da sua gestão durante dois anos e ainda de ter contraído um empréstimo num banco comercial no valor de cerca de 600 milhões de francos CFA (915 mil euros).

Embaló diz ter apresentado todos os factos junto da comissão eleitoral, Polícia Judiciária, FIFA e Confederação Africana de Futebol (CAF), mas adiantou haver indícios de "pressão política" sobre a polícia guineense para que o caso seja abafado.

O vice-presidente da FFGB, Joãozinho Mendes, disse à Lusa que as alegações não correspondem à verdade e desafia Inum Embaló, a apresentar provas das acusações.

Joãozinho Mendes afirmou que o processo eleitoral foi considerado "limpo e transparente" pelo que convida Inum Embaló a deixar os membros da federação trabalhar.

Quanto à alegada interferência do Presidente guineense, José Mário Vaz, no processo eleitoral, o vice-presidente da federação afirmou que o chefe de Estado apenas pagou as despesas dos jogadores da seleção no momento em que "não havia Governo" no país.

Joãozinho Mendes disse que a Federação está tranquila uma vez a própria comissão eleitoral indeferiu a impugnação apresentada por Inum Embaló.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?