loading

Euro-2016: Anthony Lopes e Eduardo únicos por utilizar

Os guarda-redes Anthony Lopes e Eduardo foram os únicos que o selecionador português de futebol, Fernando Santos, ainda não utilizou no Euro2016, sendo que 19 dos 21 utilizados já passaram pelo ‘onze’.

Euro-2016: Anthony Lopes e Eduardo únicos por utilizar

Além dos suplentes de Eduardo, apenas os avançados Éder (13 minutos de utilização, em dois jogos) e Rafa (um) não foram titulares pelo menos uma vez nos seis jogos da formação das ‘quinas’ na fase final.

Em contraponto com a diversidades de escolhas, e quando falta apenas disputar a final, domingo, frente à anfitriã França, a seleção lusa apresenta dois totalistas, o guarda-redes Rui Patrício e o ‘capitão’ Cristiano Ronaldo.

Por seu lado, o avançado Nani só falhou 14 minutos, divididos por três jogos, e é o único, além de Rui Patrício e Ronaldo, com o pleno de jogos como titular.

Por seu lado, Pepe (510 minutos) e João Mário (442) atuaram cinco vezes no ‘onze’, enquanto William Carvalho (396), Raphael Guerreiro (390) e André Gomes (294) jogaram quatro vezes como titulares.

Com três jogos no ‘onze’, surgem seis jogadores, incluindo os defesas Cédric (330 minutos), José Fonte (330), Vieirinha (270) e Ricardo Carvalho (270). Os dois últimos cederam os seus lugares aos dois primeiros após a fase de grupos.

No meio campo, a situação foi semelhante entre João Moutinho (263 minutos), titular na primeira fase, e Adrien Silva (261), no ‘onze’ nos embates a eliminar.

Face aos problemas físicos de Raphael Guerreiro, Eliseu (201 minutos) foi titular duas vezes, enquanto Danilo Pereira (225) começou de início na estreia, mas só recuperou o lugar nos ‘quartos’, face à suspensão de William Carvalho.

Por seu lado, o ‘miúdo’ Renato Sanches arrancou com suplente, saltando do banco em três dos primeiros quatro jogos, mas ascendeu ao ‘onze’ nos dois últimos, perfilando-se com o mais jovem da história a jogar a uma final.

Ricardo Quaresma, no segundo jogo, e Bruno Alves, no último, fazendo face à ausência por lesão de Pepe, foram titulares uma vez, sendo que o extremo do Besiktas é um dos cinco jogadores que alinharam em todos os jogos, juntamente com Rui Patrício, Ronaldo, Nani e João Mário.

Em matéria de golos, Cristiano Ronaldo e Nani repartem a liderança, ambos com três golos, sendo que os marcaram todos nos mesmos dois jogos: o ‘7’ marcou dois à Islândia e um ao País de Gales e o ‘17’ um a cada, sempre em Lyon.

Os outros golos foram da autoria de Ricardo Quaresma, que selou o apuramento para os quartos de final aos 117 minutos (1-0 à Croácia), e Renato Sanches, no embate com a Polónia (5-3 nos penáltis, após 1-1 nos 120 minutos).

Em matéria de assistências, André Gomes, Cristiano Ronaldo, João Mário, Ricardo Quaresma, Nani e Raphael Guerreiro fizeram passes para golo.

No que respeita à disciplina, o médio William Carvalho foi o único que acumulou dois amarelos, o que lhe custou falhar a meia-final com o País de Gales (2-0).

Ricardo Quaresma, Pepe, Adrien Silva, Bruno Alves e Cristiano Ronaldo também foram admoestados, mas sem consequências, sendo que Portugal tem, em termos disciplinares, todos os 23 jogadores aptos para a final.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?