loading

Portugal-Letónia: Duelo com boas recordações para a formação das 'quinas'

A seleção portuguesa de futebol volta, pouco mais de 10 anos depois, a defrontar, novamente num apuramento para um Campeonato do Mundo, a Letónia, um adversário de boas recordações para o lado da formação das ‘quinas’.

Portugal-Letónia: Duelo com boas recordações para a formação das 'quinas'

Portugal venceu sempre nas quatro ocasiões que apanhou a equipa letã, com um total de 11 golos marcados e apenas três sofridos, e o último confronto entre as duas seleções, em 2005, ficou mesmo registado na história do futebol nacional.

A 12 de outubro, no Porto, na campanha para estar no Mundial de 2006, que decorreu na Alemanha, Pauleta ‘bisou’ e ultrapassou Eusébio na liderança da lista dos melhores marcadores de sempre da seleção nacional, posição que manteve até ser ‘apanhado' por Cristiano Ronaldo, em 2014.

Nesse encontro, no Estádio do Dragão, Portugal venceu por 3-0, com Hugo Viana a juntar-se ao antigo avançado açoriano na lista dos marcadores do jogo.

Um ano antes, a 04 de setembro, em Riga, a formação lusa já tinha vencido por 2-0, igualmente com Pauleta a marcar e com Cristiano Ronaldo a registar ‘apenas' o seu terceiro tento com a camisola das ‘quinas'. Hoje, já leva 66.

O primeiro duelo entre Portugal e Letónia aconteceu em 1994, na fase de qualificação para o Europeu de Inglaterra, com um triunfo luso em Riga, por 3-1.

João Vieira Pinto, atualmente dirigente da Federação Portuguesa de Futebol, fez dois golos e Luís Figo também assinou o seu nome na história do jogo. Monyak fez o golo dos letões.

Em 1995, as duas seleções voltaram a defrontar-se, no extinto Estádio das Antas, no Porto, naquela que foi, até agora, a partida mais equilibrada (3-2).

Portugal construiu uma confortável vantagem de três golos na primeira parte, com remates certeiros de Figo, Secretário e Domingos, mas a Letónia marcou dois na segunda metade, ambos por Rimkus, e colocou o triunfo luso em risco.

Sempre que a seleção portuguesa apanhou a Letónia numa fase de qualificação, alcançou a fase final da competição, o Europeu de 1996, em Inglaterra, e o Mundial de 2006, na Alemanha.

O quinto embate entre Portugal e Letónia está agendado para domingo, às 19:45, e terá arbitragem do escocês Bobby Madden.

Este será o último jogo da seleção portuguesa em 2016, ano marcado pela conquista inédita do Campeonato da Europa, que decorreu em França.

Os quatro jogos disputados com a Letónia:

Data Adversário Local Caráter
----------------------------------------------------------
09/10/94 Letónia (F), 3-1 Riga Europeu
(Monyak/ João Vieira Pinto 2, Luís Figo)

03/06/95 Letónia (C), 3-2 Porto Europeu
(Luís Figo, Secretário, Domingos/ Rimkus 2)

04/09/04 Letónia (F), 2-0 Riga Mundial
(Cristiano Ronaldo, Pauleta)

12/10/05 Letónia (C), 3-0 Porto Mundial
(Pauleta 2, Hugo Viana)

Balanço: J V E D Golos
Oficiais 4 4 0 0 11-3
-----------------------------------------
Casa 2 2 0 0 6-2
Fora 2 2 0 0 5-1
-----------------------------------------
Total: 4 4 0 0 11-3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?