ESC ONLINE

Crónica: Penalti polémico afasta Sporting e põe Setúbal nas 'meias'

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Após os primeiros jogos das competições nacionais e internacionais, quem está em melhor forma?

O Sporting ficou hoje arredado da ‘final four’ da Taça da Liga em futebol ao perder em casa do Vitória de Setúbal, por 2-1, com um penalti nos descontos muito contestado pelos ‘leões’.

Depois de Frederico Venâncio, aos 19 minutos, ter dado vantagem aos sadinos, Elias, aos 79, fez o empate que colocava o Sporting nas meias-finais, mas Edinho mudou o desfecho ao 90+4, convertendo a grande penalidade que deixou os responsáveis ‘leoninos’ em polvorosa com a arbitragem.

A precisar de um empate nesta terceira e última jornada do grupo A para garantir a presença na fase seguinte, Jorge Jesus fez várias alterações face ao ‘onze’ do Sporting utilizado no triunfo caseiro com o Varzim da segunda jornada.

Jefferson foi titular a lateral-esquerdo, em detrimento de Bruno César, e Elias foi o médio-centro, começando Adrien Silva no banco. No ataque, Gelson Martins e Bas Dost foram substituídos por Markovic e Bryan Ruiz, enquanto Castaignos ocupou a posição mais adiantada no terreno.

Obrigado a vencer para alimentar o sonho de estar na ‘final four’, o Vitória entrou melhor no jogo, colocando em sobressalto a defesa adversária logo no primeiro minuto. Após lance de Costinha na direita, Nuno Santos rematou para defesa atenta de Beto, que evitou o golo.

Os ‘leões’ esboçaram uma reação, mas sem efeitos práticos. Aos 11 minutos, um remate de Elias embateu no corpo do defesa Vasco Fernandes e, aos 17, foi a vez de Campbell, de meia distância, testar a atenção do guardião Bruno Varela.

Mais eficazes, os setubalenses chegaram ao golo aos 19 minutos, por Frederico Venâncio. Após canto de Nuno Pinto na esquerda, o capitão cabeceou ao poste esquerdo e, na recarga, sem oposição, encostou para o 1-0.

Muito organizada, a equipa de José Couceiro segurou a vantagem até ao intervalo, tendo ainda disposto da melhor oportunidade para alterar o marcador. Pela ala esquerda, aproveitando a lentidão de Ricardo Esgaio, Nuno Santos foi à linha cruzar para João Amaral que assistiu Vasco Costa que criou novo sobressalto na área ‘leonina’.

Em desvantagem no marcador, Jorge Jesus lançou no início do segundo tempo Gelson Martins e Bas Dost, prescindido de Markovic e Bryan Ruiz.

As alterações não tiveram efeitos práticos imediatos, como se comprova pelo facto de o Sporting não ter criado ocasiões de golo iminente junto da baliza sadina. Exemplo da falta de discernimento é o remate, sem perigo, de William Carvalho, aos 68 minutos, ao lado do alvo.

Aos 77 minutos, André Filipe, que rendera Castaignos dois minutos antes, tentou a sua sorte num remate em zona frontal que foi defendido, sem dificuldade, por Bruno Varela.

Aos 79 minutos, os ‘leões’ foram rápidos a sair para o ataque e conseguiram o tão desejado golo do empate (1-1) numa jogada concluída por Elias, após assistência do holandês Bas Dost para o brasileiro, que colocou em festa jogadores, banco de suplentes e adeptos.

Aos 88 e 90 minutos, os ‘leões’ tiveram a oportunidade de passar para frente do marcador, mas André Filipe, desmarcado por Bas Dost e Campbell, respetivamente, foi perdulário.

No período de compensação, quando o empate já parecia certo, o árbitro Rui Oliveira assinalou grande penalidade a favor do Vitória por alegada falta de Douglas sobre Edinho. Alheio aos protestos, o avançado dos sadinos converteu o penálti aos 90+4 que deu o triunfo e o apuramento da equipa de José Couceiro para a ‘final-four’.

O jogo terminou com jogadores e equipa técnica do Sporting a protestarem dentro do campo a decisão do árbitro. No outro lado, festeja rija dos vitorianos, que beneficiaram da derrota do Varzim (3-0) em Arouca no outro jogo do grupo A.

Programa da jornada:

Terça-feira, 3 de Janeiro de 2017
Moreirense - FC Porto, 1 - 0
Belenenses - Feirense, 2 - 2

Quarta-feira, 4 de Janeiro de 2017
V. Setúbal - Sporting, 2 - 1
Arouca - Varzim, 3 - 0

Terça-feira, 10 de Janeiro de 2017
Paços Ferreira - Vizela, 2 - 2
V. Guimarães - Benfica, 0 - 2

Quarta-feira, 11 de Janeiro de 2017
Rio Ave - Sp. Covilhã, 2 - 0
Marítimo - Sp. Braga, 0 - 1

Siga-nos no Facebook e no Twitter.

Relacionadas

Pode gostar de ler

Na Primeira Página