loading

Figueira da Foz cria condições para prática noturna de surf no Cabedelo

A Câmara da Figueira da Foz vai avançar com um projeto de requalificação da praia do Cabedelo, que inclui a iluminação permanente do mar, criando condições para a prática noturna de surf.

Figueira da Foz cria condições para prática noturna de surf no Cabedelo

"É nosso objetivo que este local seja uma estância para a prática dos desportos de ondas", refere o presidente da Câmara da Figueira da Foz, João Ataíde, avançando que a empreitada de requalificação vai decorrer ao abrigo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Sustentável (PEDUS), contratualizado no âmbito do Pacto Regional.

A iluminação do mar nesta praia da margem sul do concelho da Figueira da Foz é uma aspiração antiga do movimento cívico SOS Cabedelo, que apresentou uma candidatura nesse sentido ao Orçamento Participativo (OP) de 2017.

O projeto acabou por não conseguir os votos suficientes para ser contemplado com uma fatia do OP, apesar de ter recebido o apoio incondicional da comunidade de surfistas do concelho, mas mereceu o reconhecimento do executivo municipal, que decidiu incluí-lo na empreitada mais alargada de requalificação do Cabedelo.

"Por solicitação do SOS Cabedelo serão enquadrados neste projeto os equipamentos de iluminação necessários à prática do surf noturno", esclarece João Ataíde.

A decisão da autarquia já foi saudada por João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, que destaca "o caráter pioneiro da iluminação do Cabedelo no contexto nacional".

Segundo fonte da autarquia figueirense, a empreitada arrancará "o mais cedo possível", surgindo como um claro sinal de apoio à comunidade surfista e aos desportos de mar.

"Para o grupo de cidadãos e praticantes que abraçou esta ideia, foi uma enorme alegria e motivo de orgulho saber do compromisso da autarquia em avançar com a iluminação do Cabedelo para a prática do surf durante o período noturno", reconhece o escritor e surfista Gonçalo Cadilhe.

Primeiro subscritor da candidatura do SOS Cabedelo ao Orçamento Participativo de 2017, Gonçalo Cadilhe destaca que "são poucas as praias do planeta onde tal já é possível", acrescentando que "a Figueira marcará pontos a nível de notoriedade com esta decisão".

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?