loading

CAN-2017: Costa do Marfim tenta o 'tri', Argélia promete e Guiné estreia-se

A Costa da Marfim, atual detentora do título, lidera a lista de favoritos à conquista da Taça das Nações Africanas de futebol (CAN2017), que arranca no domingo, à frente de Argélia e Senegal, que prometem entrar na luta.

CAN-2017: Costa do Marfim tenta o 'tri', Argélia promete e Guiné estreia-se

Depois do triunfo em 2015, naquele foi apenas o segundo troféu da sua história, a seleção marfinense vai ser o alvo a abater, na prova que vai decorrer pela segunda vez no Gabão, depois de ter coorganizado em 2012 com a Guiné-Equatorial.

Da seleção comandada pelo francês Michel Dussuyer, que vai disputar o grupo C com Marrocos, Togo e República Democrática do Congo, destaca-se a presença a Serge Aurier, lateral do Paris Saint-Germain, Eric Bailly, central do Manchester United, e o avançado Wilfried Bony, que também alinha em Inglaterra, no Stoke City.

Uma das curiosidades da CAN2017 e da Costa do Marfim vai ser a inesperada comparência de Wilfried Zaha, extremo do Crystal Palace que chegou representar Inglaterra em dois jogos particulares.

Com apenas um título conquistado, em 1990, a Argélia vai-se apresentar na CAN2017 com um plantel recheado de estrelas, como por exemplo Riyad Mahrez, do Leicester City, que recentemente foi eleito futebolista africano do ano de 2016.

O belga Georges Leekens, selecionador dos argelinos, também vai poder contar com figuras como Islami, antigo avançado do Sporting que agora alinha no Leicester, e Brahimi, o criativo médio do FC Porto. Ghoulam (Nápoles), Bentaleb (Schalke 04) e Ghezzal (Lyon) são outros jogadores de destaque.

A Argélia vai disputar o grupo B e logo nesta fase vai ‘apanhar’ o Senegal, outras das seleções que ambicionam a conquista do troféu. Tunísia e Zimbabué fecham o agrupamento.

Liderada por Sadio Mané, veloz avançado do Liverpool, a seleção senegalesa quer em terras gabonesas festejar pela primeira vez a conquista da CAN, já que o melhor que conseguiu foi chegar à final, na edição de 2002.

Moussa Sow, que atua do Fenerbahce, é outra das figuras do Senegal, assim Idrissa Gueye, do Everton, e Koulibaly, do Nápoles.

A atuar em casa, o Gabão, que é comandado pelo espanhol José António Camacho, tem boas possibilidades de chegar longe na competição e, pelo menos, fazer melhor do que em 1996 e 2012, quando chegou aos ‘quartos’. Na frente vai estar Pierre-Emerick Aubameyang, jogador do Borussia Dortmund e um dos melhores avançados da atualidade.

No grupo A, a seleção gabonesa vai encontrar os Camarões, que são os ‘eternos’ candidatos, embora se apresentam na CAN2017 sem grande figuras, destacando-se apenas Vincent Aboubakar, avançado do Besiktas que já passou pelo FC Porto, e o defesa e capitão Nkoulou, do Lyon.

O agrupamento conta ainda com o Burkina-Faso, seleção liderada pelo português Paulo Duarte e que foi finalista em 2013, e com a Guiné-Bissau, que é nesta edição a única equipa estreante.

Comandada por Baciro Candé, a formação guineense vai pela primeira vez viver as emoções de um CAN e logo no primeiro jogo vai ‘apanhar’ com o anfitrião Gabão, em Libreville.

Mais de metade (13) dos selecionados de Candé atua nos campeonatos portugueses, mas apenas três no primeiro escalão: Abel Camará, no Belenenses, João Mário, no Desportivo Chaves, e Candé, no Tondela.

O grupo B promete ser, à partida, o mais disputado com Gana e Egito, dois ‘históricos’, a lutarem pelo apuramento para os ‘quartos’ juntamente com o Mali, que promete dificultar a tarefa dos favoritos. O Uganda, que não disputa uma CAN desde 1978, fecha o agrupamento.

A 31.ª edição da CAN vai ser disputada entre 14 de janeiro e 05 de fevereiro.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?