loading

Crónica: Kléber 'apura' Estoril para as meias-finais da Taça de Portugal

O Estoril apurou-se hoje para as meias-finais da Taça de Portugal, ao vencer a Académica, por 2-1, no jogo dos quartos de final disputado no Estádio António Coimbra da Mota.

Crónica: Kléber 'apura' Estoril para as meias-finais da Taça de Portugal

A eliminatória só ficou decidida já na reta final do encontro, com o golo do avançado estorilista Kléber, aos 85 minutos, já depois dos tentos de Alisson, aos 30, e Traquina, aos 58.

Com este triunfo, o clube da ‘Linha' está pela primeira vez entre os quatro semifinalistas desde 1943/44, época em que atingiu a final da competição. A Académica fica pelo caminho e adia assim o sonho de repetir 2012, quando venceu o troféu ao derrotar o Sporting na final do Jamor.

O embate entre ‘canarinhos’ e ‘estudantes’ prometia um duelo equilibrado, apesar da diferença de escalões. A fase negativa do Estoril, com quatro derrotas seguidas, contrastava com o terceiro posto na II Liga da ‘briosa'. Por força disso, o emblema de Coimbra atraiu mais de mil adeptos à Amoreira, num desafio que não defraudou as expectativas, com bom futebol e emoção até ao fim.

A Académica ameaçou cedo com um canto direto de Traquina no qual o guardião estorilista Luís Ribeiro quase comprometia. A resposta foi imediata e a equipa de Pedro Gómez Carmona falhou três oportunidades na mesma jogada. Aliás, foi quase sempre assim: quando uma formação parecia superiorizar-se, a outra ripostava com perigo e repunha o equilíbrio de forças.

O nulo só foi quebrado aos 30 minutos, por intermédio do brasileiro Alisson. O médio do Estoril fez o 1-0 na sequência de uma assistência de Mattheus e deixou a equipa lançada para quebrar a série negativa. Porém, a formação de Costinha não se rendeu e mostrou os ensinamentos que a colocam no pódio da II Liga.

O empate esteve à vista aos 42, quando Kaká falhou uma grande penalidade por culpa do instinto de Luís Ribeiro, que evitou o golo com uma defesa notável para canto. Todavia, os indícios de uma reação da Académica já eram visíveis e iriam ser confirmados na segunda parte.

A ‘briosa' fez jus ao epíteto e lançou-se em busca do empate, que surgiu aos 58 minutos, graças a Traquina, após um cruzamento de Marinho. Foi o corolário natural da produção dos ‘estudantes', depois de várias ocasiões desperdiçadas.

O ‘diálogo' de ataque que as duas equipas travavam prolongou-se no segundo tempo, com ambas a tentarem marcar e assim evitar o prolongamento, num ritmo que nem as substituições alteraram de forma significativa. Mas a entrada de Kléber, aos 75, viria a revelar-se decisiva na história do jogo.

Bastaram dez minutos em campo ao avançado estorilista para resolver o encontro, assinando o 2-1 com um cabeceamento certeiro após cruzamento de Taira. Uma substituição feliz de Pedro Gómez Carmona, que assim conseguiu somar o primeiro triunfo ao comando do Estoril, desde que chegou há um mês ao clube.

O Estoril segue para as meias-finais, nas quais irá defrontar o vencedor do duelo entre Benfica e Leixões, agendado para esta quarta-feira.

Programa da jornada

Terça-feira, 17 de Janeiro de 2017
Estoril - Académica, 2 - 1
Desp. Chaves - Sporting, 1 - 0

Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2017
Sp. Covilhã - V. Guimarães, 0 - 1
Benfica - Leixões, 6 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?