loading

Crónica: V. Guimarães personalizado 'mata borrego' em Braga

O Vitória de Guimarães venceu hoje o Sporting de Braga por 2-1, no 'clássico' minhoto da 18.ª jornada da Primeira Liga, triunfo em casa dos rivais que já não alcançava há mais de 14 anos.

Crónica: V. Guimarães personalizado 'mata borrego' em Braga

Josué (10 minutos) e Soares (16) marcaram os golos que deram o primeiro triunfo do Vitória de Guimarães na ‘Pedreira', com Stojiljkovic a atenuar o desaire bracarense quase na última jogada do desafio (909+3), sendo que a derradeira vitória dos vimaranenses na casa dos rivais tinha sido em novembro de 2002, ainda no Estádio 1.º de Maio (4-2).

Esta foi a primeira derrota do Braga em casa para o campeonato, o que impediu a equipa orientada por Jorge Simão de aproveitar novo deslize do Sporting (2-2 com o Marítimo), conservando, ainda assim, o terceiro lugar, mas com os ‘leões' agora a apenas um ponto e o Vitória a dois.

Depois do apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal, a meio da semana, na Covilhã (1-0), a turma de Pedro Martins veio a Braga fazer uma exibição muito personalizada, aproveitando com eficácia os erros defensivos do Braga e a falta de ideias ofensivas que os ‘arsenalistas' continuam a mostrar.

O primeiro lance de perigo do jogo até pertenceu ao Braga, aos sete minutos, com um pontapé de ressaca de Wilson Eduardo, de fora da área, a sair muito perto do alvo, mas o Vitória respondeu pouco depois com o primeiro golo.

Após um canto cobrado por Hurtado, e com ação direta dos dois centrais da equipa: Pedro Henrique, ao primeiro poste, tocou para trás e Josué, com a baliza escancarada, só teve que encostar (10 minutos).

Dois minutos depois, quase o empate, com Pedro Santos a ganhar a Konan e a obrigar Douglas a uma grande defesa.

Mas, foram os vimaranenses a marcar o segundo, com Soares a antecipar-se a um apático Rosic e, com um belo golpe de cabeça, após centro com precisão de Bruno Gaspar, a não perdoar e a marcar o seu sétimo golo na I Liga.

O Braga partiu em busca de reduzir a desvantagem, pressionou bastante e ganhou alguns cantos, mas pouco mais do que isso e foi o Vitória a estar muito perto do terceiro, com Soares a rematar à barra após assistência de Hernâni (30 minutos).

Com Vukcevic no lugar de Xeka, o Braga apresentou-se na segunda parte com ânsia de chegar ao golo e Velázquez, aos 50 minutos, quase marcou num remate de primeira, após passe de Wilson Eduardo.

Jorge Simão apostou tudo à passagem da hora de jogo, tirando um central e colocando um médio ofensivo (Rosic por Alan) e trocando de extremos (Pedro Santos por Ricardo Horta), com Vukcevic a baixar para o eixo defensivo.

Alan ainda mexeu com o jogo com um par de passes de rutura que nenhum outro jogador do Braga fez no resto da partida, mas a grande ocasião para marcar surgiu de um erro de Douglas.

Má saída do guardião brasileiro do Vitória a provocar atrapalhação geral, a bola foi ao poste após um corte de João Aurélio e, depois de grande confusão na área, Battaglia rematou por cima (67 minutos).

O Braga ‘partiu-se' e foi o Vitória a estar muito perto do golo em duas situações, primeiro por Soares (74 minutos) e depois por Josué (79), mas em ambas as situações Marafona foi lesto a sair da baliza e evitou males maiores.

Aos 86 minutos, o Braga ficou a jogar com menos uma unidade porque o defesa central Velázquez viu dois cartões amarelos em poucos segundos, ambos por protestos, mas ainda reduziu, com um cabeceamento de Stojiljkovic a bater Douglas (90+3).

Programa da jornada

Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2017
Paços Ferreira - Moreirense, 0 - 2

Sábado, 21 de Janeiro de 2017
FC Porto - Rio Ave, 4 - 2
Marítimo - Sporting, 2 - 2
Arouca - Boavista, 1 - 2

Domingo, 22 de Janeiro de 2017
Benfica - Tondela, 4 - 0
Feirense - Estoril, 1 - 0
Belenenses - V. Setúbal, 1 - 2
Sp. Braga - V. Guimarães, 1 - 2

Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2017
Desp. Chaves - Nacional, 2 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?