loading

Crónica: Sporting dá ‘cambalhota’ em casa do Moreirense e segura o pódio

O Sporting conseguiu hoje segurar o terceiro lugar na Primeira Liga, ao vencer em casa do Moreirense por 3-2, num jogo da 21.ª jornada, no qual os ‘leões' estiveram em desvantagem por duas vezes.

Crónica: Sporting dá ‘cambalhota’ em casa do Moreirense e segura o pódio

Com golos de Bruno César (na própria baliza, aos 17 minutos) e de Cauê (grande penalidade, aos 43), o Moreirense foi a vencer para o intervalo por 2-1, tendo Alan Ruiz marcado para o Sporting, aos 40.

Mas, na segunda parte, o Sporting acordou da ‘apatia' em que se encontrava e desfez aos poucos a defesa minhota, até ai muito organizada, com Bas Dost (68 minutos) e Adrien (73) a selarem o 3-2 final.

Este resultado, que acontece uma semana depois do Sporting ter disputado e perdido (2-1) o ‘clássico' no Dragão e, praticamente, hipotecado as possibilidades de ainda lutar pelo título, garante aos ?leões' a manutenção do terceiro lugar, enquanto o Moreirense deixa que o Estoril o ultrapasse na tabela e fica, em 16.º, um acima da zona de despromoção.

Num Moreirense reinventado, depois dos regressos a Alvalade de Podence e Francisco Geraldes, a principal novidade foi a estreia a titular do reforço senegalês Sougou, enquanto no Sporting merecem destaque os regressos de Bruno César e William Carvalho, sendo que o primeiro regressa de lesão e o médio cumpriu castigo na última jornada.

O Sporting entrou no jogo de forma tensa e a encostar o Moreirense ao último terço de terreno, mas a equipa de Inácio mostrou dinâmica e também foi procurando chegar à área adversária em contra-ataque.

Aos 17 minutos, Bruno César deu, literalmente, uma mãozinha aos minhotos, ao iludiu Patrício e empurrar inadvertidamente a bola para o fundo das redes, quando tentava impedir que Dramé chegasse ao esférico, depois de um erro de Rúben Semedo.

Surpreso por estar em desvantagem, o conjunto orientado por Jorge Jesus intensificou a ronda à baliza de Makaridze, mas com muitas dificuldades em criar ocasiões de real perigo. Só mesmo a partir da meia hora é que os ‘leões' ficaram mais enérgicos, muito graças a Gelson Martins, que começou a imprimir maior velocidade, contrariando a prestação dos colegas, que eram demasiado previsíveis.

A melhor oportunidade de golo para os sportinguistas teve mesmo a assinatura de Gelson, aos 37 minutos. O jovem avançado do Sporting cabeceou de forma colocada, após assistência de Bruno César, mas o guardião georgiano dos locais ‘voou', adiando o empate.

O Sporting acabaria por chegar ao golo aos 40 minutos, com Alan Ruiz a finalizar um cruzamento de Bas Dost na esquerda, numa jogada influenciada por um ressalto em Diogo Galo.

Adivinhava-se que o clube de Alvalade procurasse então a ‘cambalhota' no marcador, mas Rui Patrício, desapoiado na pequena área, fez falta sobre Boateng e, na cobrança da grande penalidade, Cauê - brasileiro que entrou para a história dos vimaranenses por ter marcado o penalti que deu recentemente aos Cónegos a Taça da Liga – fez o 2-1.

Antes do descanso, Adrien Silva ainda rematou por cima (45+1 minutos) e o Sporting foi para o intervalo em desvantagem, havendo mérito do Moreirense, que soube, ainda que raramente tivesse bola, movimentar-se, mas sobretudo culpas dos visitantes quase sempre demasiado lentos.

Na segunda parte, Jesus apostou na entrada de Daniel Podence, jogador ‘leonino’ que hoje regressou à casa onde fez a primeira volta do campeonato por empréstimo do Sporting, e o avançado deu um novo folego ao encontro, tendo mesmo sido determinante para o golo da igualdade apontado aos 68 minutos pelo holandês Bas Dost, para a baliza deserta.

Com o presidente da Liga de Clubes, Pedro Proença, nas bancadas, assistia-se finalmente a um jogo emotivo, que tendia cada vez mais para o Sporting, mas o Moreirense, sobretudo graças a Sagna, não se rendia facilmente, até que, aos 73, carimbou de vez a tal ‘cambalhota', ao marcar o terceiro golo, após uma triangulação que envolveu Gelson e Schelotto.

A 15 minutos do final, o jogo ainda podia ter virado, quando Dramé atirou à barra (75 minutos) e Rebocho rematou ao lado mas muito rente ao poste (76).

O Sporting respondeu com remates de Podence (80 minutos) e Bruno César (89) para defesa de Makaridze e ao lado, respetivamente.

Programa da jornada

Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2017
Benfica - Arouca, 3 - 0

Sábado, 11 de Fevereiro de 2017
Tondela - Feirense, 0 - 1
V. Setúbal - Desp. Chaves, 0 - 0
Estoril - Paços Ferreira, 2 - 1
V. Guimarães - FC Porto, 0 - 2

Domingo, 12 de Fevereiro de 2017
Nacional - Belenenses, 1 - 1
Moreirense - Sporting, 2 - 3
Boavista - Sp. Braga, 1 - 1

Segunda-feira, 13 de Fevereiro de 2017
Rio Ave - Marítimo, 0 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?