loading

Crónica: V. Guimarães derrota Moreirense ‘perdulário’ e sobe a quarto

Um golo de Hurtado, aos 34 minutos, permitiu hoje ao Vitória de Guimarães derrotar por 1-0 um Moreirense que foi superior, na abertura da 23.ª jornada da Primeira Liga, e subir provisoriamente ao quarto lugar.

Crónica: V. Guimarães derrota Moreirense ‘perdulário’ e sobe a quarto

O golo de cabeça do peruano ao segundo poste, na sequência de um livre de Hernâni, bastou para a formação de Pedro Martins conquistar os três pontos, num dérbi do concelho de Guimarães em que, na maior parte do tempo, os 'cónegos' foram mais esclarecidos em campo, criando mais e melhores ocasiões de golo.

Com este resultado, os vitorianos encerraram um ciclo de quatro jogos sem triunfos e passaram a somar 39 pontos, ultrapassando provisoriamente o Sporting de Braga na quarta posição, enquanto a formação de Augusto Inácio averbou o quinto jogo sem vitórias e continua na 16.ª posição com 19 pontos.

A iniciativa atacante no primeiro quarto de hora pertenceu à turma anfitriã, que entrou em campo com o mesmo 'onze' da jornada anterior, frente ao Belenenses (1-1), e subiu no terreno graças à intensidade de Bruno Gaspar no lado direito, embora sem criar lances de golo.

Os 'cónegos', que apresentaram uma equipa com seis novidades face ao último jogo, com o Estoril (1-1) - Sagna, André Micael, o ex-vitoriano Bouba Saré, Alan Schons, Nildo e Dramé - apresentaram-se recuados, mas criaram a primeira situação clara de golo, quando, na sequência de uma bola parada, Alan Schons rematou à trave, aos 17 minutos.

A equipa de Moreira de Cónegos, que surgiu recuada nos primeiros instantes, cresceu e começou a ganhar mais bolas divididas no meio campo e a aproximar-se da área, tendo ficado novamente perto de marcar, quando Roberto falhou a emenda para a baliza por centímetros, ao minuto 28.

Incapaz de progredir no terreno com a bola controlada, a formação de Pedro Martins chegou ao golo numa fase em que estava a ser anulada pelo adversário, com Hernâni, na esquerda, a bater um livre para o segundo poste, onde Hurtado, solto de marcação, cabeceou fora do alcance de Makaridze.

Em desvantagem, o Moreirense respondeu e beneficiou de uma perda de bola de Zungu junto à área vitoriana, para criar mais uma situação para bater Douglas, mas Nildo, apenas com a baliza pela frente, após assistência de Roberto, atirou ao lado, aos 36.

Os vitorianos tentaram retificar a prestação da primeira parte no início da segunda, com Hernâni, aos 47, e Zungu, aos 50, a finalizarem mal em boa posição, mas os comandados de Augusto Inácio, com melhores decisões na construção, assumiram de novo o controlo do jogo, circulando a bola no meio-campo contrário.

Apesar do segundo golo vitoriano ter estado próximo, quando um 'chapéu' de Hernâni, aos 61 minutos, rasou o poste direito, o Moreirense também dispôs de situações para empatar, num lance em que Roberto atirou ao lado, depois de ter ficado com uma bola perdida por Dramé (63).

Os 'cónegos' continuaram a acreditar no empate e quase o conseguiram em mais duas ocasiões, mas, aos 77 minutos, Konan impediu que a bola chegasse a Boateng para o desvio final, enquanto, aos 87, foi a vez de João Aurélio negar o golo a Dramé.

Programa da jornada

Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2017
V. Guimarães - Moreirense, 1 - 0
Benfica - Desp. Chaves, 3 - 1

Sábado, 25 de Fevereiro de 2017
Tondela - Marítimo, 1 - 1
Estoril - Sporting, 0 - 2
Rio Ave - Paços Ferreira, 0 - 0

Domingo, 26 de Fevereiro de 2017
Nacional - Feirense, 0 - 0
V. Setúbal - Sp. Braga, 1 - 1
Boavista - FC Porto, 0 - 1

Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2017
Arouca - Belenenses, 1 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?