loading

Joaquim Evangelista pede consenso na revisão do contrato dos desportistas

Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato de Jogadores, apelou hoje a um consenso na futura aprovação da revisão do Regime Jurídico do Contrato de Trabalho do praticante desportivo, atualmente em discussão na Assembleia da República.

Joaquim Evangelista pede consenso na revisão do contrato dos desportistas

«O que manifestámos na Assembleia da República é que seja um diploma consensual, em que os jogadores e os clubes se revejam e que não seja um diploma que divida. Desse ponto de vista, acho que estão reunidas as condições para que a lei seja alterada com sucesso», afirmou o dirigente.

Criticando as 'visões unilaterais' que têm predominado no futebol nacional, Joaquim Evangelista defendeu 'um diálogo verdadeiro' entre os diferentes agentes para que sejam dadas melhores condições de trabalho aos jogadores: «Tem de haver um equilíbrio de poder nas relações laborais e isso é manifestamente a favor dos clubes, neste momento».

«Estamos sempre atentos às condições que ajudem a melhorar a vida dos atletas. Queremos fazê-lo com tranquilidade e tem de haver consensos. Não podemos legislar contra uma das partes, senão há sempre crispação», acrescentou.

O presidente do Sindicato de Jogadores esteve na quarta-feira no Parlamento para ser ouvido sobre esta matéria. Em causa está a revisão da Lei n.º 28/98, de 26 de junho, que aprova o Regime Jurídico do Contrato de Trabalho do praticante desportivo e do contrato de formação desportiva, e que está no centro dos projetos-lei n.ºs 168/XIII, do PSD, e 297/XIII, do PS.

A versão final do documento - que contou também com os contributos dos clubes e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional - poderá ser apresentada até ao final de abril.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?