loading

Hélio Sousa: «Os jogadores têm todo o mérito de conseguir o apuramento»

Declarações do treinador da seleção de Portugal, após o jogo com a Polónia, do grupo 4 da Ronda de Elite, fase de apuramento para o Campeonato da Europa de futebol de sub-19, que os portugueses venceram 3-1.

Hélio Sousa: «Os jogadores têm todo o mérito de conseguir o apuramento»

"Os apuramentos são sempre sofridos, mais ainda em competições curtas como esta. Defrontámos três equipas com qualidade, com bons jogadores, já com uma boa identidade de jogo. Nós estamos em crescimento, tivemos um jogo não tão conseguido [Turquia] e não foi possível chegar ao último jogo a depender só de nós, como era o nosso objetivo.

Hoje apresentámos muito mais qualidade do que nesse jogo, muito similar ao do primeiro jogo, tivemos as melhores oportunidades de golo no início da partida, a Polónia depois equilibrou, a equipa passou por um momento difícil, mas teve um equilíbrio emocional enorme, foi à procura do empate e conseguiu.

Sabíamos que a segunda parte ia ser uma 'montanha russa' de emoções e lidar com elas ia ser decisivo e conseguimos ser superiores ao adversário. Fizemos o 2-1 e o 3-1, o que nos deixou tranquilos para esperar o outro resultado, que, felizmente, nos foi favorável.

Os jogadores têm todo o mérito de conseguir mais um apuramento para o Campeonato da Europa, são já muitos consecutivos nos sub-19, o que lhes dá melhores vivências, mais condições para estarem preparados para o futuro e chegarem nas melhores condições para chegaram ao espaço competitivo seguinte, sub-20 e sub-21, e felizmente vemos muitos jogadores que passaram por aqui nos últimos seis, sete anos, a estarem já inseridos já na seleção A e esse é o nosso maior orgulho.

(Perspetivas para o Europeu) Vamos ter que esperar pela sorte, e acreditamos que ela existe, pelo sorteio, para ver se ficamos num grupo que nos pode dar mais probabilidade de estar na meia-final e, aí, tudo pode acontecer. Agora é preparar a equipa, ver que adversários nos calham, e lutar pelo primeiro lugar, sabendo que o segundo também nos dará uma meia-final, para a equipa se superar e procurar a excelência como apresentamos aqui hoje, se assim for estamos em condições de vencer qualquer adversário."

Rui Pedro (avançado de Portugal): "Sim, a eficácia foi decisiva, foi um jogo complicado, a equipa sabia que não dependia só de si, mas melhor que ninguém sabíamos da nossa qualidade e tínhamos que ganhar este jogo desse por onde desse.

Entrámos muito bem no jogo e o treinador, como sempre faz, deu apoio à equipa ao intervalo, disse-nos para continuarmos assim que as oportunidades de golo iriam parecer e foi o que aconteceu.

Os momentos finais foram de uma ansiedade brutal, porque a equipa queria saber do resultado da Turquia, porque se eles ganhassem não passaríamos independentemente do nosso trabalho aqui."

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?