loading

LE: UEFA aprova final da prova na mesma semana da 'Champions'

A final da Liga Europa 'em todo o ciclo 2018–2021' passará a ser disputada na mesma semana da Liga dos Campeões e 'depois de terminadas as temporadas a nível interno', anunciou hoje a UEFA.

LE: UEFA aprova final da prova na mesma semana da 'Champions'

A decisão foi tomada hoje em reunião do Comité Executivo da UEFA, realizada em Helsínquia, que antecede o 41.° Congresso Ordinário da organização, na qual ficou decidido que a final da Liga Europa em 2018 será disputada a 29 de maio.

«Esta decisão foi tomada de forma a que a final da UEFA Europa League seja disputada – tal como a final da UEFA Champions League – depois de terminadas as temporadas a nível interno», pode ler-se em comunicado.

Na reunião foi ainda decidido que, a partir de 2022, o Europeu de futsal vai passar a ser disputado 'a cada quatro anos, com a presença de 16 seleções finalistas', ao invés de ser disputado de dois em dois anos, com 12 seleções, como acontece atualmente.

«Esta mudança oferecerá uma estrutura competitiva melhorada (com a fase de qualificação a estender-se por duas temporadas) e evitará o problema recorrente de, a cada quatro anos, a fase final da prova coincidir com a fase final do Campeonato do Mundo de Futsal da FIFA», justifica a organização.

O Comité Executivo da UEFA decidiu ainda a realização, a cada dois anos, de um Campeonato da Europa Feminino de Futsal , o UEFA Women's Futsal EURO.

A primeira edição da prova terá lugar em 2019 e contará com quatro seleções finalistas, dado o número ainda limitado de seleções nacionais femininas de futsal existente na Europa.

Paralelamente, será disputado a partir de 2019, e também a cada dois anos, um campeonato europeu de futsal de sub-19, com a presença de oito seleções finalistas.

Em Helsínquia ficou ainda decidido que, já a partir da temporada de 2017/18, a Taça UEFA futsal – que passará a chamar-se ´UEFA Futsal Champions League - seja alargada a um representante adicional das três federações mais bem posicionadas no ‘ranking’ de coeficientes de equipas nacionais da modalidade.

O Comité Executivo da UEFA confirmou ainda as datas da fase final do Campeonato da Europa de Sub-21 da UEFA de 2019, a disputar em Itália, entre 16 e 30 de junho de 2019.

A próxima reunião do Comité Executivo da UEFA terá lugar a 01 de Junho de 2017, em Cardiff.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?