loading

Chapecoense vence Atlético Nacional, quatro meses após acidente aéreo

A Chapecoense venceu hoje por 2-1 na receção ao Atlético Nacional, em jogo da primeira mão da Supertaça sul-americana de futebol, quatro meses após o acidente aéreo que vitimou 71 pessoas, a maioria das quais da equipa brasileira.

Chapecoense vence Atlético Nacional, quatro meses após acidente aéreo

Num encontro com muitas homenagens às vítimas do acidente, os golos de Reinaldo, aos 23 minutos, de grande penalidade, e Luiz Otavio, aos 73, deixaram a Chapecoense em vantagem para a deslocação ao estádio da equipa colombiana, que tinha inaugurado o marcador aos 13, por Macnelly Torres.

As equipas deviam ter-se defrontado em novembro de 2016, na final da Taça Sul-Americana, mas o avião que transportava a equipa brasileira caiu, matando 71 pessoas, e o troféu foi atribuído à Chapecoense, por proposta do clube colombiano.

O Atlético Nacional já tinha vencido a Taça Libertadores, a principal competição de futebol da América do Sul, o que lhe garantiu a presença na Supertaça, mas também atingiu a final da Taça Sul-Americana, a segunda prova continental, na qual devia ter defrontado a Chapecoense.

Em 29 de novembro, 19 futebolistas da equipa brasileira morreram num acidente perto de Medellin, quando o avião a caiu por falta de gasolina: a aeronave transportava 77 pessoas, sendo que 71 faleceram.

A Chapecoense tem-se reconstruído com novos futebolistas e patrocinadores, embora os familiares das vítimas estejam ainda a ser penalizados pela falta de compensação financeira pelas suas perdas.

O clube brasileiro precisou de uma autorização especial para receber o desafio, já que o seu estádio, o Arena Conda, alberga apenas 22.000 espetadores, quando as regras da CONMEBOL definem que as finais continentais devem ser realizadas em recintos com um mínimo de 40.000 lugares.

A CONMEBOL declarou que os 200.000 habitantes de Chapecó desejam “pagar na sua própria cidade um tributo especial ao Atlético Nacional pelas suas ações de solidariedade e apoio oferecido à equipa na altura do acidente”.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?