loading

APAF diz que futuro da arbitragem está assegurado, mas quer recrutar jovens

A associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) pretende recrutar jovens para a formação na atividade, mas realça que o futuro da arbitragem em Portugal está assegurado para os próximos anos.

APAF diz que futuro da arbitragem está assegurado, mas quer recrutar jovens

“O futuro da arbitragem em Portugal está assegurado. Nós podemos sempre melhorá-lo muito, da mesma forma que perguntamos se o futuro das nossas seleções está assegurado e nós dizemos que sim”, afirmou o presidente da APAF, Luciano Gonçalves, em declarações à Agência Lusa.

No dia que marcou o arranque do projeto de cariz social ‘Arbitragem no bairro', na aldeia de Santa Isabel, em Sintra, o líder da arbitragem em Portugal explicou que a iniciativa tem também outros objetivos, como a "transmissão valores" e a oferta de "oportunidades profissionais".

“Este projeto é muito mais do que recrutar árbitros para as associações e para o futebol português. Podemos dar aos jovens oportunidades profissionais, porque a arbitragem acaba por ser uma oportunidade profissional. Temos que vir cá buscá-los e transmitir ainda valores como o ‘fair play' e o respeito. Faremos uma troca de ideias interessante", disse.

Contudo, Luciano Gonçalves reconhece que o clima de crispação no futebol e a polémica em torno dos árbitros vivida na presente temporada em Portugal não abona em favor da iniciativa, porém mostrou-se confiante no sucesso.

"Todo este clima, tudo isto impede que os jovens olhem para a arbitragem de outra forma e todos aqueles que já tinham este ‘input' acabam por desistir. Não podemos ficar ou darmo-nos por satisfeitos com os que temos e com esta imagem errada que passa da arbitragem. Aqui, temos uma forma excelente de contribuir para a visão do desporto de outra forma", argumentou.

Por fim, o presidente da APAF frisou que a arbitragem "não é só aquilo que se consome na televisão" e que a iniciativa será sempre positiva "se for colocada na sociedade e no mundo desportivo um jovem recrutado".

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?