loading

Crónica: Rio Ave vence Belenenses mas falha 'assalto' aos lugares europeus

O Rio Ave venceu hoje o Belenenses, por 2-0, em partida 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa de futebol, num resultado que acabou por não chegar para as pretensões europeias dos vila-condenses.

Crónica: Rio Ave vence Belenenses mas falha 'assalto' aos lugares europeus

Apesar dos golos de Guedes, aos 07 minutos, e Gil Dias, aos 85, o empate do Marítimo em Paços de Ferreira (0-0) não permitiu que a formação dos Arcos ultrapassasse os insulares no sexto lugar, posição que dá acesso à Liga Europa na próxima época.

O Rio Ave termina assim o campeonato na sétima posição, com 49 pontos, enquanto o Belenenses despede-se desta edição da Liga com 36 pontos, faltando definir se no 13.ª ou no 14.º lugar.

Sabendo que apenas a vitória interessava, os vila-condenses entraram mais fortes no desafio, impondo-se nos duelos do meio-campo e instalando-se na área contrária.

Fruto desse ascendente, logo na primeira jogada de perigo criada pelos nortenhos, Guedes inaugurou o marcador, num cabeceamento após cruzamento de Lionn, que fixou o 1-0 à passagem dos 07 minutos.

O tento não fez abrandar o maior fulgor do Rio Ave, que se mantinha mais incisivo, e ainda antes dos 20 minutos viu a trave negar-lhe o segundo golo, num remate de Rúben Ribeiro, após combinação com Guedes.

Do outro lado, o Belenenses sentia dificuldades em soltar-se da pressão contrária, e apesar de tentar armar o contra-ataque raramente o fazia com sucesso, mostrando, inclusive, algumas desconcentrações na defensiva, que Heldon, em duas ocasiões esteve perto de aproveitar.

Só depois da meia hora é que a formação do Restelo conseguiu dar uma resposta consistente, através de um contra-ataque armado por Vítor Gomes e concluído por Maurides com um tiro à barra da baliza de Cássio.

O lance acabou por retirar algum atrevimento aos nortenhos, que prefeririam, então, gerir a vantagem que prevaleceu até ao intervalo.

No regresso de descanso, o Belenenses entrou mais expedito, e logo no segundo minuto do reatamento causou calafrios aos adeptos da casa, num remate de Vítor Gomes, ao lado.

O Rio Ave sentiu que vantagem que detinha era demasiada curta para que a equipa relaxasse, e Rúben Ribeiro e Heldon, em dois remates perigosos, mas desenquadrados, tentaram dar mais conforto ao marcador.

O Belenenses ainda voltou a reagir, num remate do recém-entrado Betinho, mas coube a Gonçalo Paciência, também aposta para o segundo tempo no Rio Ave, uma soberana oportunidade, numa jogada individual, que culminou com um remate ao lado.

Os locais continuaram por cima de jogo, e já depois de Petrovic ter surgido em boa posição para rematar para as mãos do guardião Ventura, acabou por ser Gil Dias a assinar o momento da tarde.

O jogador português, que está nos Arcos emprestado pelo Mónaco, arrancou antes do meio-campo e escapando a toda a marcação só parou quando rematou à entrada da área, para o 2-0 final.

Programa da jornada

Sábado, 20 de Maio de 2017
Paços Ferreira - Marítimo, 0 - 0
Rio Ave - Belenenses, 2 - 0
Nacional - V. Setúbal, 1 - 2
V. Guimarães - Feirense, 0 - 1
Boavista - Benfica, 2 - 2

Domingo, 21 de Maio de 2017
Tondela - Sp. Braga, 2 - 0
Estoril - Arouca, 4 - 2
Moreirense - FC Porto, 3 - 1
Sporting - Desp. Chaves, 4 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?