loading

Crónica: 'Teia' de José Mourinho leva Man Utd à conquista da Liga Europa

O Manchester United conquistou hoje a primeira Liga Europa de futebol da sua história, ao bater o Ajax por 2-0, num encontro em que os holandeses nunca conseguiram desmontar a ‘teia’ montada por José Mourinho.

Crónica: 'Teia' de José Mourinho leva Man Utd à conquista da Liga Europa

Em Estocolmo, o técnico português, que conquistou o seu quarto título europeu, abdicou do chamado ‘jogo bonito’ e impôs uma estratégia que ‘abafou’ por completo o Ajax, que em todo o jogo não teve uma única oportunidade para marcar.

Com alguma a sorte à mistura, o francês Pogba deu vantagem ao Manchester United, aos 18 minutos, e o arménio Mkhitaryan aumentou a diferença, aos 48, numa final que deixou poucas saudades, devido ao elevado número de passes falhados das duas formações.

Foi mais experiente o Manchester United, que após o primeiro golo entregou a bola aos holandeses, baixou as suas linhas e passou a controlar todas as investidas do seu adversário. Com o 2-0, o Ajax nunca conseguiu assustar o guarda-redes Romero, que em toda a partida fez apenas duas defesas, as duas sem grande grau de dificuldade.

Sem deslumbrar, Mourinho vai sair na capital sueca com o terceiro troféu da temporada (também venceu a Supertaça e a Taça da Liga inglesa) e com o acesso direto à fase de grupos Liga dos Campeões, aquele que era o principal objetivo dos ‘red devils’ em toda a época.

Sete anos após ter vencido a ‘Champions’ com o Inter Milão, o técnico luso volta a saborear o sucesso europeu, dando ao Manchester United a única taça internacional que lhe faltava, e chegou ao 25.º título na sua carreira.

Após um minuto de silêncio em memória das vítimas do ataque terrorista na cidade de Manchester, a final iniciou-se com duas equipas que não conseguiram fugir ao nervosismo, tal foi o futebol ‘feio’ que foi jogado no relvado do Arena Friends.

Num verdadeiro festival de passes falhados, Traoré atirou à figura de Romero, aos 15 minutos, no que acabaria por ser dos poucos lances de perigo criado pelo Ajax em toda a partida.

Pouco depois, o minuto 18 foi de sorte para o Manchester United, que sem fazer muito para isso colocou-se em vantagem na final. Pogba apareceu solto à entrada da área e, com um remate meio atabalhoada, bateu Onana, com a bola a bater ainda num defesa e a trair por completo o guarda-redes camaronês.

Mourinho fez baixar as linhas e criou uma ‘teia’ a meio campo, com Pogba, Fellaini e Ander Herrera, que foi mesmo nomeado o melhor em campo, a não dar qualquer espaço ao Ajax para construir jogadas ofensivas.

Até ao intervalo, o jogo continuou feio, com o Manchester United a abusar sem sucesso do futebol direto para Rashford, que estava quase sempre sozinho na frente.

No regresso dos balneários, quando se esperava que o Ajax alterasse os seus movimentos de ataque para finalmente tentar o golo, Mkhitaryan fez o segundo dos ingleses e praticamente deixou ‘KO’ a equipa de Peter Bosz.

Aos 48 minutos, na sequência de um canto, o jogador arménio, que estava a ser a unidade mais ‘cinzenta’ do United, antecipou a um adversário e, com um simples toque, bateu Onana, na sequência de um cabeceamento de Smalling.

O Ajax bem lutou para, pelo menos, reduzir a diferença e reentrar na luta pelo troféu, mas ficou sempre preso à ‘teia’ de Mourinho. O melhor que conseguiu foi um remate à figura de Romero, por intermédio de Klaassen.

O Manchester United até podia ter registado uma vitória mais expressiva, com Fellaini e Lingard a terem boas oportunidades para fazer o terceiro.

Programa da jornada

Quarta-feira, 24 de Maio de 2017
Ajax - Man Utd, 0 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?