loading

Crónica: V. Guimarães impõe-se ao modelo de três centrais do Sporting

O Vitória de Guimarães superiorizou-se hoje ao Sporting, por 3-0, capitalizando a aposta em três defesas centrais dos 'leões' num jogo de preparação para a época futebolística de 2017/18.

Crónica: V. Guimarães impõe-se ao modelo de três centrais do Sporting

O colombiano Estupiñan, aos 14 minutos, e o peruano Hurtado, aos 22, deram vantagem aos vimaranenses, antes de Coates ter deixado os 'leões' em inferioridade numérica, aos 23. Na segunda parte, aos 85, o brasileiro Raphinha, que já tinha feito as assistências para os outros golos, marcou o último tento.

Em Rio Maior, o treinador do Sporting voltou a ensaiar um esquema tático com três defesas, com Tobias Figueiredo, Coates - único repetente do 'onze' que venceu o Mónaco (2-1) - e Petrovic, enquanto Bruno César e Jonathan Silva tentavam fechar as laterais e fazer frente aos dois extremos e dois avançados dos vimaranenses, que se dispunham em ‘4-4-2’.

O Vitória de Guimarães surgiu mais confortável, ameaçou cedo, por Hélder Ferreira, aos 10 minutos, e chegou ao golo de seguida, com um remate de pé esquerdo à entrada da área ‘leonina’ de Estupiñan, aos 14, após passe de Raphinha.

Pouco depois, aos 22, o extremo direito brasileiro voltou a superiorizar-se ao ‘lateral’ Bruno César e serviu Hurtado na zona central para o segundo golo vimaranense.

No minuto seguinte, o Sporting, que até podia ter marcado primeiro, quando Iuri Medeiros surgiu isolado frente a Miguel Silva, ficou reduzido a dez jogadores, com a expulsão de Coates, por falta sobre Estupiñan, que surgia solto à entrada da área ‘leonina’.

Jorge Jesus retomou a linha defensiva de quatro elementos, com João Palhinha ao lado de Tobias Figueiredo, e a solução encontrada não foi o antídoto para a velocidade vimaranense mas promoveu um maior equilíbrio, atestado pelo remate de Mattheus Oliveira, aos 37, e pelo cabeceamento de Doumbia, aos 39, ambos defendidos por Miguel Silva.

Hurtado ainda voltou a testar Beto, aos 43, sem alterar o 2-0 até ao intervalo.

Na segunda parte, Bruno Fernandes e, especialmente, Gelson Martins agitaram o ataque do Sporting, que voltou a ver negado um golo pelo guarda-redes vimaranense aos 48, então defendendo um desvio de cabeça de Acuña.

Só aos 63 minutos os ‘leões’ conseguiram ultrapassar Miguel Silva, mas Doumbia, praticamente sem ângulo de remate não conseguiu melhor do que atirar às redes laterais da baliza, correspondendo a uma assistência de Podence, cuja entrada na equipa recuou Gelson Martins para a lateral direita da defesa.

Mesmo sem a acutilância da primeira parte, o Vitória de Guimarães conseguiu voltar a marcar, aos 85, por Raphinha, concluíndo uma jogada na direita de João Aurélio, depois de várias ameaças à baliza 'leonina', por parte de Rafael Martins, Rúben Oliveira e do próprio Raphinha, num dos derradeiros ensaios dos vimaranenses para o embate com o tetracampeão Benfica, para a Supertaça Cândido Oliveira, agendado para 05 de agosto, em Aveiro.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?