loading

Los Angeles organiza Jogos Olímpicos de 2028, Paris recebe edição de 2024

A cidade de Los Angeles vai organizar os Jogos Olímpicos de 2028, anunciou na segunda-feira a candidatura norte-americana, garantindo ter chegado a um acordo com o Comité Olímpico Internacional (COI), que deverá ser formalizado em setembro.

Los Angeles organiza Jogos Olímpicos de 2028, Paris recebe edição de 2024

A escolha da candidatura de Los Angeles abre a porta à atribuição a Paris da organização dos Jogos Olímpicos de 2024, para os quais se apresentaram somente as candidaturas destas duas cidades.

“Los Angeles apresentou uma excelente candidatura que responde às prioridades da agenda 2020, maximizando a utilização das instalações existentes”, afirmou o presidente do COI, Thomas Bach.

Assim, no acordo a formalizar em 13 de setembro na assembleia-geral do COI, em Lima, deverão ser formalizadas as atribuições dos Jogos de 2024 a Paris e dos de 2028 a Los Angeles.

“Estamos aqui para escrever a história. Estou orgulhoso por poder anunciar que os Jogos Olímpicos vão voltar aos Estados Unidos (…) e a Los Angeles”, disse o presidente da câmara da cidade californiana, Eric Garcetti.

Em comunicado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mostrou-se confiante de que a cidade “vai encarnar na perfeição o espírito olímpico e o espírito norte-americano”.

A presidente da câmara de Paris, Anne Hidalgo, garantiu estar “feliz” com o anúncio da candidatura norte-americana, por este ser um “passo de extrema importância” na atribuição dos Jogos de 2024 à capital francesa.

Apesar deste acordo, que ainda terá de ser formalizado, o COI vai lançar um processo de candidatura para os JO de 2028, e nomear uma comissão de avaliação que será presidida pelo suíço Patrick Baumann, que já liderou a comissão para a escolha do organizador do evento em 2024.

Pela “espera” de quatro anos, o COI deverá atribuir à cidade norte-americana uma verba a rondar os 1,52 mil milhões de euros, enquanto Paris receberá cerca de 1,26 mil milhões.

Esta será a terceira vez que Los Angeles recebe a maior competição desportiva do mundo, depois das edições de 1932 e 1984.

Em 2024, Paris receberá o evento também pela terceira vez, depois de 1900 e 1924.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?