loading

I Liga 17/18: Secretário confia numa «grande época» do FC Porto

O FC Porto tenta esta época colocar um ponto final no ‘jejum’ de quatro anos sem ganhar a I Liga de futebol e o antigo jogador Carlos Secretário acredita que o clube pode, finalmente, inverter o ciclo negativo.

I Liga 17/18: Secretário confia numa «grande época» do FC Porto

Em declarações à Lusa, o ex-defesa dos ‘dragões’ não poupa elogios ao treinador Sérgio Conceição, que substituiu Nuno Espírito Santo, atribuindo-lhe a responsabilidade pelos bons resultados da equipa na pré-época e pela criação de um sentimento de confiança e esperança entre os adeptos ‘azuis e brancos’.

"O trabalho do Sérgio Conceição tem sido excelente, pelos resultados que tem conseguido, praticamente com o mesmo plantel do ano passado. Vê-se que é uma equipa que sabe o que está a fazer, que tem raça, à imagem do seu treinador. Pelo que tem jogado, e não só pelos resultados, prevê-se que o FC Porto possa fazer uma grande época", assegura.

O guarda-redes brasileiro Vaná, contratado ao Feirense, foi o único reforço dos portistas neste ‘mercado’, um facto que faz Secretário valorizar ainda mais o desempenho do novo técnico.

"Com o mesmo plantel, sem reforços e com o regresso de alguns jogadores emprestados, conseguir fazer o que está a fazer é mérito total do Sérgio. O FC Porto hoje joga em 4x4x2 e normalmente jogava em 4x3x3, mas nota-se que os jogadores se sentem confortáveis e sabem o que estão a fazer dentro de campo", defende.

Em sentido inverso, e perante as saídas já oficializadas de André Silva, Diogo Jota, Depoitre, Ruben Neves, Boly e José Angel, o antigo lateral do clube da Invicta reitera a importância de o plantel não perder mais nenhum elemento importante.

"Um treinador não gosta de perder os melhores jogadores. Todos fazem falta, mas com certeza que o Sérgio arranjará outras soluções. Ele tem conseguido colocar o plantel a fazer grandes jogos e a praticar bom futebol. Para o Sérgio, o ideal é que o FC Porto não vendesse mais ninguém e conseguisse manter todos os jogadores", sublinha.

O antigo internacional português reconhece os quatro anos sem títulos de campeão podem pesar durante a época. Contudo, a melhor forma de começar a aliviar a pressão passa, no seu entender, por alcançar um bom arranque nas primeiras jornadas da Liga.

"É normal que quem vem ganhando parta numa posição melhor e é claro que a pressão aumenta. São quatro anos sem ganhar para uma equipa que nos últimos 30 anos se habituou a ganhar o campeonato e outros títulos. Essa pressão certamente será sentida, mas, se começar bem o campeonato, essa ansiedade rapidamente desaparecerá", explica.

Instado a lançar um olhar sobre a concorrência de Benfica e Sporting, Secretário antecipa um "campeonato renhido" e disputado até ao fim pelos três rivais.

"O Benfica não tem tido os resultados que se esperavam, mas no início da época não quer dizer muito, e mantém praticamente a mesma equipa, tirando um ou outro jogador. Já o Sporting contratou muitos jogadores bons e tem um treinador que está há três anos no clube. Poderá ser um grande campeonato entre os três", finaliza.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?