loading

Jerónimo defende que mobilização para eleições não se consegue por decreto

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que seria 'desejável' que não se realizassem jogos de futebol em dias de eleições, mas sublinhou que o 'estímulo e mobilização' para a participação eleitoral 'não se consegue por decreto'.

Jerónimo defende que mobilização para eleições não se consegue por decreto

«Seria desejável que não houvesse sobreposição, em particular de jogos de futebol», afirmou o secretário-geral do partido, Jerónimo de Sousa, em declarações aos jornalistas à margem de uma ação de pré-campanha para as autárquicas, em Santa Maria da Feira.

«Estamos a pensar naqueles que vão assistir ao futebol, mas não podemos esquecer que muitos atletas e profissionais da modalidade estão impedidos de exercer um direito democrático, que é o direito ao voto», realçou o líder dos comunistas.

Jerónimo de Sousa considerou, ainda assim, que o 'estímulo e mobilização' para a participação eleitoral passa, sobretudo, pelos candidatos e outros responsáveis autárquicos em cada município do país.

«Cremos que isso não se consegue por decreto, mas sim com esse empenhamento para que as eleições se possam realizar com a mais ampla participação possível», explicou.

O DN noticiou hoje que o Governo quer fazer aprovar uma lei que proíba jogos e espetáculos desportivos em dias de futuras eleições.

Em declarações à Lusa esta manhã, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto adiantou que o Governo está a preparar alterações ao Regime Jurídico das Federações Desportivas.

«No desporto existe um regime jurídico das federações desportivas e é a esse regime jurídico que vamos propor alterações por forma a que eventos e espetáculos desportivos, sublinho desportivos, não coincidam com dias eleitorais», disse João Paulo Rebelo.

Para o próximo dia 01 de outubro, data de eleições autárquicas, estão marcados quatro jogos da I Liga de futebol: o 'clássico' entre Sporting e FC Porto, às 18:00, Marítimo-Benfica (20:15), Sporting de Braga-Estoril-Praia (16:00) e Belenenses-Vitória de Guimarães (20:30).

Esta é a terceira vez que a Liga marca jogos em dias de atos eleitorais, depois das eleições legislativas em 2015 e das presidenciais de 2016.

Na terça-feira, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) reiterou que é desaconselhável a realização de eventos como jogos de futebol no dia das eleições autárquicas porque podem potenciar a abstenção.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?