loading

Crónica: Persistência do FC Porto foi trunfo para derrotar Belenenses

O FC Porto venceu hoje o Belenenses, por 2-0, em partida da 11.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que os 'dragões' tiveram de ser persistentes para 'arrancar' os três pontos.

Crónica: Persistência do FC Porto foi trunfo para derrotar Belenenses

Herrera, aos 42 minutos, e Aboubakar, aos 90, apontaram os golos que desequilibraram o desafio, perante um Belenenses que no primeiro tempo tentou, ao máximo, evitar o desaire, mas não teve, depois, no segundo tempo, rotação para poder sair do Dragão com algo mais.

Com este resultado, o FC Porto reforça a liderança e passa a somar 31 pontos, mais cinco do que o Sporting e oito do que o Benfica, que, no entanto, só jogam este domingo.

Já o Belenenses, apesar do desaire, segue a meio da tabela, no sétimo lugar com 14 pontos.

Sem o castigado Danilo nem o lesionado Marega no 'onze', e com Corona relegado para o banco, Sérgio Conceição promoveu três mudanças na equipa, com o central Reyes a surgir no meio-campo defensivo, Hernâni na frente de ataque e André como médio mais ofensivo.

Apesar destas alterações poderem beliscar algum entrosamento na equipa, cedo se percebeu que o FC Porto teria de fazer um jogo de paciência para a poder ambicionar um bom resultado, mediante um adversário que surgiu com tração atrás, mas com coesão defensiva suficiente para fazer suar os 'dragões'.

Um cabeceamento de Felipe, por cima, e um remate de Hernâni, com a mesma pontaria, ainda antes do dez minutos, deixaram, ainda assim, os primeiros indícios da maior vocação ofensiva do FC Porto.

Do outro lado, a formação do Restelo quis vincar que não tinha vindo ao Dragão em ritmo de passeio, e mostrou que sempre que acelerava poderia também criar problemas, tal como aconteceu com um contra-ataque desenhado por André Sousa, que culminou com um remate de Roni, um pouco ao lado da baliza portista.

Hernâni, Brahimi e mesmo Aboubakar, que pareceu menos solto sem a companhia Marega no ataque, tiveram boas oportunidades para inaugurar o marcador, mas, ora pela falta de pontaria, ora pelas boas intervenções do guarda-redes contrário, Muriel, não conseguiam desbloquear o resultado.

No entanto, e depois de várias vezes ter feito o nulo prevalecer, o guardião da turma do Restelo acabou por comprometer, aos 42 minutos, permitindo aos comandados de Sérgio Conceição inaugurarem o marcador.

Após canto apontado por Alex Teles, o guardião brasileiro teve uma saída em falso, deixando a bola passar até aos pés de Herrera, que não desperdiçou e rematou para o 1-0.

Efetivada a desvantagem, o Belenenses, que já tinha ficado sem Bouba Saré, que saiu lesionado, quis reagir, e, ainda antes do intervalo, teve uma boa oportunidade para recuperar a igualdade, num remate de Yebda, que José Sá segurou.

Pensava-se que no regresso do descanso o FC Porto iria aproveitar a expectável abertura do Belenenses para poder ganhar espaços para explorar os seus ataques, mas os 'dragões' reentraram algo expectantes, gerindo o jogo e, por vezes, dando até a iniciativa ao adversário.

A equipa do Domingos Paciência não conseguia, no entanto, ser contundente a explorar o contra-ataque, acabando, invariavelmente, por ser presa fácil para a defensiva azul e branca.

Só a partir da hora de jogo, e com entrada de Corona para o lugar de Hernâni, os 'dragões' voltaram a mostrar maior dinâmica na tentativa de chegar a um segundo golo que pudesse conferir mais tranquilidade.

A vantagem acabaria dilatada no 'suspiro final' do encontro, quando, num contra-ataque, Herrera correu quase todo o meio campo contrário e assistiu Aboubakar, que teve frieza para contornar Muriel e assinar o 2-0 final.

Programa da jornada

Sexta-feira, 3 de Novembro de 2017
V. Setúbal - Desp. Aves, 0 - 1

Sábado, 4 de Novembro de 2017
Tondela - Boavista, 3 - 2
Moreirense - Portimonense, 1 - 1
Estoril - Rio Ave, 0 - 2
FC Porto - Belenenses, 2 - 0

Domingo, 5 de Novembro de 2017
Desp. Chaves - Paços Ferreira, 4 - 2
Feirense - Marítimo, 0 - 1
V. Guimarães - Benfica, 1 - 3
Sporting - Sp. Braga, 2 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?