loading

Crónica: FC Porto empata na Liga Campeões e garante continuidade na Europa

O FC Porto conquistou hoje um ponto em casa do Besiktas, que lhe garante pelo menos a presença na Liga Europa e o deixa dependente de si próprio para seguir em frente na Liga dos Campeões de futebol.

Crónica: FC Porto empata na Liga Campeões e garante continuidade na Europa

No encontro da quinta e penúltima jornada do grupo G da ‘Champions’, Felipe ainda colocou o FC Porto em vantagem, aos 29 minutos, mas Talisca, emprestado pelo Benfica, empatou aos 41, um golo que permitiu ao Besiktas garantir o apuramento para os oitavos de final e o primeiro lugar da ‘poule’.

O empate acabou por ser um mal menor para os ‘dragões’, que marcaram no único remate enquadrado à baliza e foram inferiores ao Besiktas, em especial nos primeiros 25 minutos da segunda parte.

Nesse período, o FC Porto raramente conseguiu sair de junto da sua área, falhou muitos passes, muitas saídas de bola, valendo a barra da baliza, num remate de Babel, e José Sá, que fez algumas defesas de qualidade.

No ‘onze’ do treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, surgiram duas novidades, com a entrada de Maxi Pereira para a lateral- direita, fazendo subir Ricardo Pereira na ala, e o regresso de Sérgio Oliveira no meio campo.

Assim, José Sá manteve a titularidade na baliza – depois de Iker Casillas ter estado na baliza na Taça –, atrás de Maxi, Felipe, Marcano e Alex Telles. No meio campo, Danilo e Herrera fizeram companhia a Sérgio Oliveira, com Ricardo, Brahimi e Aboubakar na frente.

Com os internacionais portugueses Pepe e Ricardo Quaresma no ‘onze’, o Besiktas teve mais posse de bola na primeira parte, jogada predominantemente a meio campo, mas sem criar claros lances de perigo, à exceção de um remate de longe de Ryan Babel, que José Sá defendeu com dificuldade.

O FC Porto foi tremendamente eficaz e adiantou-se no marcador no primeiro remate que fez à baliza, aos 29 minutos, com Felipe a dar a melhor sequência a um livre marcado à maneira curta de Alex Telles para Ricardo, que cruzou para o central brasileiro.

A equipa turca ficou abalada por instantes com o golo, mas um lance de Ricardo Quaresma, que recebeu na área e rematou para boa defesa de José Sá, fez renascer o ‘inferno’ do Besiktas Park, que, por pouco, não se silenciou de novo, quando Aboubakar, em excelente posição, atirou por cima, após assistência de Ricardo.

O Besiktas acabou por colocar alguma justiça no marcador aos 41 minutos, por Talisca, num lance em que o médio emprestado pelo Benfica apenas teve de encostar para a baliza deserta, após uma jogada genial do avançado Cenk Tosun, que deixou vários defesas dos ‘dragões’ para trás.

O início da segunda parte foi de grande sufoco para o FC Porto, que, muito errante – passes falhados, individualismo excessivo, jogadores que chocavam uns com os outros –, viu o Besiktas rondar muitas vezes a sua área, mesmo sem criar grandes lances de perigo.

Um dos grandes momentos da segunda parte surgiu aos 58 minutos, quando Babel, aproveitando a passividade dos ‘dragões’, rematou à barra, num lance em que José Sá nada podia fazer.

Sem que o FC Porto conseguisse reagir, Ricardo Quaresma teve um excelente momento individual, em que tirou Maxi Pereira do caminho e rematou para grande defesa de José Sá.

No minuto seguinte, após um lance em que os jogadores do Besiktas pediram grande penalidade, um contra-ataque conduzido por Aboubakar podia ter recolocado o FC Porto em vantagem, mas Ricardo não conseguiu aproveitar um erro de Medel e, em frente à baliza, atirou ao lado, quando tentou uma trivela.

A partir deste momento, o FC Porto libertou-se um pouco da pressão e o encontro acabou com ambas as equipas a parecerem contentes com o resultado.

Este resultado deixou o Besiktas com o primeiro lugar da ‘poule’ assegurado, com 11 pontos, seguido do FC Porto, com sete. Com menos um jogo, o Leipzig tem quatro e o Mónaco dois.

Programa da jornada

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017
Besiktas - FC Porto, 1 - 1
Spartak - Maribor, 1 - 1
Napoli - Shakhtar, 3 - 0
Sevilla - Liverpool, 3 - 3
Man City - Feyenoord, 1 - 0
Monaco - RB Leipzig, 1 - 4
Dortmund - Tottenham, 1 - 2
Apoel - Real Madrid, 0 - 6

Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
FK Qarabagh - Chelsea, 0 - 4
CSKA - Benfica, 2 - 0
Anderlecht - Bayern München, 1 - 2
Basel - Man Utd, 1 - 0
PSG - Celtic, 7 - 1
Sporting - Olympiakos, 3 - 1
Atlético Madrid - Roma, 2 - 0
Juventus - Barcelona, 0 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?