loading

Crónica: Benfica vence lanterna-vermelha Estoril e iguala rivais no topo

O Benfica igualou hoje FC Porto e Sporting na liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao impor-se por 3-1 na receção ao lanterna-vermelha Estoril-Praia, colocando sob pressão os rivais para os confrontos da 14.ª jornada da prova.

Crónica: Benfica vence lanterna-vermelha Estoril e iguala rivais no topo

O tetracampeão conquistou rapidamente uma vantagem de dois golos, marcados pelo argentino Salvio e o brasileiro Jonas, aos 13 e 18 minutos, mas o tento do brasileiro Kléber, aos 45, lançou uma dose de incerteza sobre o vencedor do jogo, que só foi desfeita quando o croata Krovinovic marcou o terceiro golo das ‘águias'.

Sem encantar, e precisando até que o guarda-redes Varela evitasse por duas vezes o golo de Evangelista, o Benfica passou a totalizar os mesmos 33 pontos do rival lisboeta, que defronta ainda hoje o Boavista, e portuense, que joga no domingo, em Setúbal, ambos na obrigação de vencer para se voltarem a distanciar da equipa ‘encarnada’.

O encontro do Estádio da Luz, que foi antecedido de um minuto de silêncio em memória do músico Zé Pedro, não serviu para o Estoril deixar o último lugar, em igualdade pontual com o Moreirense, mas, pelo menos, permitiu aos ‘canarinhos' voltar a festejar um golo, após sete partidas em ‘branco' no campeonato.

O Benfica poderia ter inaugurado o marcador logo aos seis minutos, quando Pizzi desarmou Moreira, na sequência de uma receção imperfeita do guarda-redes visitante, mas o médio ‘encarnado' demorou a enquadrar-se com a baliza e, já acossado pela defesa estorilista, atirou ligeiramente ao lado.

O Estoril pareceu querer sacudir a pressão benfiquista só que o resultado não foi o esperado, pois, aos 13 minutos, uma rápida jogada de contra-ataque permitiu que o velocíssimo Cervi se isolasse e oferecesse o golo a Salvio, que só teve de empurrar a bola para dentro da baliza.

O extremo argentino esteve perto de ‘bisar' quase de seguida, errando no controlo da bola após um passe de Fejsa que sobrevoou toda a defesa adversária, mas as ‘alamedas' nas faixas laterais do Estoril não tardaram a proporcionar novo golo à equipa da casa.

Aos 18 minutos, numa jogada muito semelhante à que originou o tento inaugural, Salvio correu sozinho pelo lado direito, no limite da posição de fora de jogo, e colocou à bola à disposição de Jonas, que não teve dificuldade em marcar o 16.º golo na Liga, cimentando a posição de melhor marcador da prova.

Uma grande defesa de Varela aos 37 minutos, a remate de Evangelista, deixou entender que os ‘canarinhos' não tinham lançado a toalha ao tapete e a confirmação veio com o golo de Kléber, em cima do intervalo, depois de o avançado ter conseguido rematar de cabeça no meio dos dois centrais do Benfica.

Para sobressalto dos espetadores presentes no Estádio da Luz, Evangelista - que tinha feito a assistência para o golo de Kléber - voltou a testar a elasticidade de Varela, obrigando o guarda-redes benfiquista à melhor defesa da noite e o tetracampeão a ‘regressar' ao encontro.

Após tentativas falhadas de Jonas e Cervi, o argentino desencantou aos 59 minutos uma rápida combinação com Krovinovic, que deixou sem reação a defesa do Estoril e permitiu ao médio croata estrear-se a marcar no campeonato.

Os anfitriões estiveram quase a ver a sua importante margem de segurança ser de novo reduzida, primeiro, por Grimaldo, que desviou a bola para a própria baliza e obrigou Varela a defesa apertada, e depois por Kléber, aproveitando o ressalto para marcar, mas utilizando a mão, segundo sentenciou o vídeoárbitro.

Programa da jornada

Sexta-feira, 8 de Dezembro de 2017
Rio Ave - Moreirense, 2 - 1

Sábado, 9 de Dezembro de 2017
Desp. Aves - Tondela, 0 - 1
Benfica - Estoril, 3 - 1
Boavista - Sporting, 1 - 3

Domingo, 10 de Dezembro de 2017
Portimonense - Desp. Chaves, 0 - 1
Belenenses - Paços Ferreira, 1 - 1
V. Setúbal - FC Porto, 0 - 5

Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017
V. Guimarães - Feirense, 1 - 0
Marítimo - Sp. Braga, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?