loading

Crónica: FC Porto vence Paços e qualifica-se para ‘meias’ da Taça da Liga

O FC Porto venceu hoje no reduto do Paços de Ferreira, por 3-2, e garantiu o acesso às meias-finais da Taça da Liga de futebol, confirmando a liderança do Grupo D, na despedida de 2017.

Crónica: FC Porto vence Paços e qualifica-se para ‘meias’ da Taça da Liga

Os ‘azuis e brancos' terminam 2017 com mais uma vitória, a 20.ª da época num total de 27 jogos e o desfecho que mantém a equipa na luta por todas as competições em que está envolvido, internas e externas, concretizada com os golos de Reyes (aos 17 minutos), Brahimi (21) e Aboubakar (49). Os golos do Paços, que valeram o empate ao intervalo, foram anotados por Luíz Phellype (31 e 45).

O FC Porto foi um justo vencedor, mas acabou por complicar um jogo que parecia controlado e teve de se aplicar para confirmar o triunfo e a passagem às meias finais da Taça da Liga.

Antes do apito inicial, os dois capitães de equipa exibiram no centro do terreno uma camisola de Edu Ferreira, jogador do Boavista que morreu na semana passada vítima de doença, num momento de comunhão coletiva apenas interrompido pela carga policial na zona afeta à claque pacense.

Este momento mais aceso contrastou com o jogo, ‘vivo' mas num ritmo de fim de ano e dominado, como se esperava, pelo FC Porto, a jogar a toda a largura e com uma boa recuperação à perda.

A espaços, os ‘azuis e brancos' desaceleraram o ritmo, permitindo algumas trocas de bola dos locais, que, com uma eficácia a 100 por cento, conseguiram recuperar de uma desvantagem de dois golos, por Luiz Phelllype, aos 31 e 45 minutos, em lances na área do FC Porto, em que os centrais pareceram ter ficado algo aquém do podiam ter feito.

No resto do tempo deu FC Porto, sob a ‘batuta' de Herrera, num trabalho de cobertura, recuperação e lançamento de jogadas ofensivas, em que pontificou, acima de todos, Brahimi.

O internacional argelino foi o que mais desequilíbrios criou no FC Porto, protagonizando várias assistências e um golo em que arrancou antes do meio campo, ‘fuzilando', depois, à entrada da área pacense, Rafael Defendi, uma das nove novidades no ‘onze' pacense, no qual apenas resistiram Miguel Vieira e André Leão.

Em jogadas ou em transições rápidas, foram de Brahimi os lances que mais pediam golo, mas Marega, aos 40 minutos, e antes, Soares, aos 16, não aproveitaram, resultando desta ação o canto de que resultou o golo inaugural, anotado por Reyes, de cabeça, aos 17, antecedendo, no ataque seguinte, o segundo, pelo próprio Brahimi.

O relaxamento do FC Porto no jogo, traduzida por alguma passividade e permissividade no jogo entre linhas, custou dois golos e o empate ao intervalo, para descontentamento natural de Sérgio Conceição, que até tinha apostado numa equipa inicial sem grandes alterações, e fez entrar, de uma assentada, Corona e Aboubakar, numa aposta claramente ganha.

Os dois jogadores construíram, aos 49 minutos, o terceiro e decisivo golo, com o mexicano a centrar da direita e Aboubakar, nas costas de Francisco Afonso, a cabecear cruzado para o fundo das redes de Rafael Defendi.

A partir desse momento, o FC Porto geriu a vantagem mais com bola, pertencendo-lhe até os lances mais perigosos, mas Brahimi e Aboubakar não foram felizes na finalização.

Sempre que pôde, o Paços tentou a sua sorte, mas o melhor que conseguiu foi um remate frontal aos 88 minutos, por André Leal, num final de jogo em que o FC Porto perdeu Herrera, expulso por entrada dura sobre o médio pacense.

Este triunfo do FC Porto, que agora vai discutir com o Sporting uma presença na final da competição, representa ainda a melhor sequência da época (15 jogos seguidos sem perder), iniciada e, agora, prolongada diante do Paços de Ferreira, tendo começado a 21 de outubro no Dragão, com a goleada por 6-1, e, no final de 2017, o triunfo na Capital do Móvel por 3-2.

Programa da jornada

Sexta-feira, 29 de Dezembro de 2017
Sp. Braga - Portimonense, 2 - 2
Marítimo - U. Madeira, 3 - 2
Belenenses - Sporting, 1 - 1
V. Setúbal - Benfica, 2 - 2

Sábado, 30 de Dezembro de 2017
Feirense - Oliveirense, 2 - 2
Moreirense - V. Guimarães, 3 - 3
Rio Ave - Leixões, 3 - 2
Paços Ferreira - FC Porto, 2 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?