loading

CAF vai cofinanciar novo campeonato de Cabo Verde orçado em 453 mil euros

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, garantiu hoje que a Confederação Africana de Futebol (CAF) vai cofinanciar a realização do novo modelo do campeonato nacional, orçado em mais de 450 mil euros.

CAF vai cofinanciar novo campeonato de Cabo Verde orçado em 453 mil euros

O apoio ao novo modelo de campeonato nacional é uma das garantidas dadas à FCF pelo presidente da CAF, Ahmed Ahmed, que terminou hoje uma visita de dois dias a Cabo Verde.

Mário Semedo avançou que o novo modelo de campeonato nacional está orçado em mais 50 milhões de escudos cabo-verdianos (mais de 453 mil euros), mas disse que Ahmed Ahmed não avançou, para já, quanto é que a CAF poderá comparticipar para realizar o torneio.

"O que defendemos é que deverá haver algum apoio, pelo menos durante alguns anos, porque o modelo que estamos a preconizar é caro. A CAF poderá apoiar financeiramente durante alguns anos até criarmos as condições para andarmos sozinhos neste projeto", avançou.

O dirigente máximo do futebol cabo-verdiano disse que Ahmed Ahmed ficou "muito sensibilizado" com o projeto e há "uma abertura" para apoiar o país.

Mário Semedo, que fez o balanço da visita, já que o dirigente máximo do futebol africano sentiu uma indisposição e não falou aos jornalistas, espera "avançar rapidamente" com a medida, que considera importante para a reestruturação do futebol cabo-verdiano.

O presidente da FCF enumerou outros projectos que apresentou ao presidente da CAF, como a formação para licença dos clubes cabo-verdianos participarem em competições quer da própria CAF, quer da FIFA.

"Necessitamos de apoio forte para que as equipas e também as outras selecções, nomeadamente as de base, participem nas competições africanas", reforçou Semedo, que pediu ainda uma "discriminação positiva" para Cabo Verde em relação aos países continentais.

Ahmed Ahmed garantiu na quinta-feira, no primeiro dia da visita, que, a partir de agora, a CAF vai passar a pagar as deslocações dos oficiais de jogo (quatro árbitros e um comissário) a Cabo Verde para dirigirem jogos de selecções em competições africanas.

Mário Semedo disse que é uma "grande vantagem" para as federações nacionais, que não terão de custear "valores elevados" com as deslocações dos árbitros, pelo que considerou ser uma outra medida "extremamente importante" para o desenvolvimento do futebol.

O presidente da CAF também prometeu ajudar Cabo Verde a recuperar alguns jogadores no estrangeiro para representarem a seleção cabo-verdiana, com Mário Semedo a indicar que há "alguns casos" já identificados que a FCF irá retomar junto da FIFA.

O mesmo responsável tinha agendado hoje uma visita a São Vicente, mas não foi possível, mas mesmo assim Mário Semedo garantiu que continuam "intactos" os propósitos de a FCF levar jogos oficiais da seleção à ilha já este ano.

Durante a sua primeira visita a Cabo Verde após ser eleito no ano passado, o presidente da CAF manteve ainda encontros ao mais alto nível, com o Presidente da República, primeiro-ministro, ministro do Desporto, federação e visitas a infraestruturas desportivas.

Mesmo não tendo ido a São Vicente, Mário Semedo, que foi eleito em outubro do ano passado, fez um balanço positivo da visita do presidente da CAF a Cabo Verde.

"É um gesto muito forte para a nossa equipa prosseguir a agenda de reestruturar o futebol cabo-verdiano", disse Semedo, considerando também que é um grande respeito para o país e para o futebol cabo-verdiano.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?