loading

Taça da Liga: Sporting-FC Porto (declarações)

Declarações na 'flash interview' da RTP após a vitória do Sporting frente ao FC Porto por 4-3 no desempate por grandes penalidades, depois de um 0-0 no tempo regulamentar, nas meias-finais da Taça da Liga de futebol.

Taça da Liga: Sporting-FC Porto (declarações)

Jorge Jesus (treinador do Sporting): “Quero dar os parabéns aos adeptos do Sporting, aos jogadores do Sporting, e à RTP. A promoção que fez da competição foi excelente.

Sabíamos que ia ser um jogo muito apertado, com poucas hipóteses. Tivemos uma oportunidade, o FC Porto outra.

O jogo foi muito de marcação direta. Ambas as equipas conseguiram anular-se, não apareceu um jogador que pudesse fazer a diferença, o Porto ainda teve algumas jogadas do Brahimi, com a saída do Gelson perdemos alguma velocidade ofensiva.

Somos uma equipa defensivamente muito forte, esperámos pelo momento de fazer o golo, não pelas grandes penalidades, mesmo sabendo que tínhamos mais possibilidades do que o Porto, por termos um dos melhores guarda-redes do mundo. Também jogámos com esse fator.

Vim para o Sporting para ajudar o Sporting a conquistar títulos. Só conseguem conquistar títulos equipas que cheguem às finais, os 'quase' não ganham títulos, e o Sporting na primeira meia-final que teve, ganhou, e vai estar na final, com o objetivo de ganhar o primeiro troféu da época.

O Gelson saiu como o Danilo saiu, dois jogadores fundamentais de ambas as equipas, com problemas musculares. É o fruto do sucesso, de jogar com poucos dias de intervalo. É um jogador muito importante para nós, porque é quem põe velocidade no jogo ofensivo, perdemos qualidade ofensiva sem ele.

A equipa soube suportar a força, esta equipa do Porto quando consegue entrar na última linha do adversário é muito rápida, lança com muita facilidade os avançados, fisicamente poderosa, como é o caso do Marega. Não tem a criatividade do Sporting, mas tem mais poder do que o Sporting e soubemos anular esses fatores e fomos premiados.

(Sobre o impacto no campeonato) Não, não é por o Sporting ter eliminado o Porto, porque não ganhou, eles continuam invictos como nós, que vamos estar mais fortes para o campeonato e melhor que o Porto. Os profetas do futebol que conseguem analisar num jogo uma equipa que se não ganhar ‘agora se perder este jogo, emocionalmente’... As equipas valem é pelo trabalho que já fizeram, é o caso do Porto. Foi o 26.º jogo que o Sporting faz, e o Porto igual, e ainda não perderam.

Alguns profetas do futebol, nas televisões, dizem ‘ai agora empataram com o Setúbal, está tudo ao contrário’. tenham juízo.

Os reforços são o público maravilhoso e o recrutar de novos sócios.”

Sérgio Conceição (treinador do FC Porto): “(Sobre as grandes penalidades) Vi, mas no interior. Foi uma opção.

Não vi o golo [anulado]. Foi um jogo intenso, não bem jogado, principalmente na primeira parte, com pouco espaço para jogar, e com o percalço da lesão do Danilo, que alterou a estratégia para o jogo.

Tivemos menos impacto físico no meio campo, tive de puxar o Marega para a direita e colocar o Sérgio no meio no apoio ao Herrera e ao Óliver, mas mesmo assim houve um golo anulado, uma ou outra aproximação com perigo da nossa parte, na primeira parte não me lmebro de nenhuma do Sporting.

Na segunda parte, entrámos muito fortes nos primeiros 15-20 minutos, e o Sporting ainda sem conseguir chutar à baliza. Teve um lance de bola parada em que mandou a bola ao poste, e a partir daí, nos últimos minutos, tivemos duas ou três situações claras para fazer o golo.

Dentro dos 90 minutos, ninguém duvida que, num jogo não muito bem jogado, com muitas faltas, muito intenso, fomos a equipa com as melhores oportunidades e podíamos ter ganho o jogo.

Nas grandes penalidades, que trabalhámos, não são nenhuma lotaria, o Sporting foi mais competente.

(Sobre o impacto na moral do plantel) Tem impacto. Na revolta que sentimos em querer ganhar o Campeonato e a Taça de Portugal e ir o mais longe possível na Europa. É o impacto que tem.

Foi aquilo que disse na roda com os jogadores, sabemos que somos uma equipa forte, ambiciosa, determinada, muito competitive e que vai querer ganhar a Taça de Portugal e o campeonato.”

Rui Patrício (jogador do Sporting): “Fomos todos decisivos. Quem marcou foi importante. Foi um excelente jogo de futebol, estão as três equipas de parabéns pelo jogo que foi. Sorrimos nós no final deste jogo e vamos à final, que era o que queríamos.

É uma preparação de todos os dias. É um trabalho que assim ajuda a que as coisas corram bem. O mais importante foi conseguirmos estar na final. E agora é para ganhar.

Há dez anos perdemos a primeira final da Taça da Liga, contra o Vitória, e agora vamos fazer tudo para que sejamos nós a ganhar.”

Bryan Ruiz (jogador do Sporting): “Quando a bola entrou, senti muita alegria.

(Sobre voltar a ser decisivo pelo Sporting) Por vezes, o futebol é estranho, mas tenho muita confiança no Sporting e sabia que íamos estar a viver estes momentos.”

Iván Marcano (jogador do FC Porto): “Não concretizamos as ocasiões que tivemos. No fim, isto é o futebol. Foi um jogo em que sabíamos que seria equilibrado e foi decidido nos penáltis.

(A derrota afeta o plantel?)Não. Nos 90 minutos, não conseguiram uma ocasião. Ainda não perdemos nos 90 minutos nas competições internas e a moral continua em alta.”

Tiquinho Soares (jogador do FC Porto): “Caímos de pé. Agora é levantar a cabeça, trabalhar mais. Ainda há muito pela frente.

Já tinha comemorado o golo, foi anulado, mas fomos superiores aos adversários, mas nem sempre o melhor ganha.

(Sobre o impacto na equipa) O FC Porto luta por todos os títulos que disputa. De forma alguma. Motiva-nos mais, para continuarmos a trabalhar mais fortes, para sermos campeões nacionais.

(Insatisfação com substituição) Saí descontente porque eu sabia que podia dar mais pelo meu clube, peço desculpa se agi de forma errada, mas quero sempre estar a ajudar os meus companheiros.”

Bruno Fernandes (jogador do Sporting): “Vim para o Sporting para ganhar títulos. Acho que estamos no bom caminho, a lutar por todos os que estamos inseridos. Hoje foi muito importante chegarmos à primeira final, não está nada ganho ainda, mas o nosso objetivo é conquistar pela primeira vez este troféu.

Não se pode dizer quem foi melhor ou pior. O importante é que saímos daqui com a vitória, era o nosso objetivo. Temos de estar sempre focados na vitória, independentemente de jogarmos bem ou mal. Os campeões são feitos disso.

Tenho sido importante porque os meus companheiros me têm ajudado a ser importante. Todos me dão uma grande ajuda, dentro e fora do campo, e tenho vindo a ser melhor com a ajuda deles, do mister, de todo o staff.

Vim para o Sporting para crescer, é um clube com ambições maiores, e eu sou um jogador com grandes ambições, a par das do Sporting.

Não muda nada. Isto é a Taça da Liga, não tem a ver com o campeonato. Estamos focados na final de sábado, o mais importante é focarmo-nos nela. Depois virá o campeonato."

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?