loading

Sérgio Conceição: «Os árbitros têm de assumir a responsabilidade»

Declarações de Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, no final do encontro frente ao Moreirense (0-0), da 20.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado na terça-feira.

Sérgio Conceição: «Os árbitros têm de assumir a responsabilidade»

“Faltou fazer golos. Tivemos várias ocasiões para o fazer. Fomos ineficazes. Sinceramente, tenho alguma dificuldade em comentar este jogo. Apanhámos um adversário que fez tudo com as suas armas. É legítimo o Moreirense tentar o ‘pontinho’.

Começou desde o primeiro minuto com o guarda-redes, na reposição de bola, a perder tempo. Eu mandei contar o tempo que ele demorava no pontapé de baliza. Eu não entendo é depois, no fim da primeira parte, dar-se um minuto.

Na segunda parte, houve seis substituições - três minutos, guarda-redes no chão, equipa médica, expulsão, dá cinco minutos. Depois, vai-se dar um amarelo nos descontos. Aí, prefiro que não dê amarelo ao guarda-redes. Todos os minutos são importantes.

Na primeira parte, em jogo jogado, tentámos, num primeiro momento, por dentro. Era difícil, o Moreirense no bloco baixo. Conseguimos circular e meter alguma largura, mesmo com pouco espaço. Conseguimos criar dois, três lances claros para fazer golo.

Na segunda parte, não houve jogo da parte do Moreirense. Foi defender. Tentámos de todas as formas. Os guarda-redes, contra nós, estão a fazer exibições fabulosas. Nunca me agarrei à ‘pontinha de sorte', mas, por vezes, faz parte do jogo.

Não posso dizer que houve falta de entrega, falta de convicção em ir à procura do resultado. É difícil. Temos sempre de fazer um, dois, três golos, porque, na dúvida, o FC porto tem de ser muito mais forte do que o adversário para conseguir ganhar.

Eu vejo, poucos metros à minha frente, o Felipe (com o Jhonatan). O VAR o que é que faz? Penálti claro. Na Vila das Aves, houve um penálti claro, dito por toda a gente. Hoje (terça-feira), houve um penálti claro. Estou a falar das competições internas, em que não perdemos. Contra o Benfica, houve situações. O único jogo em que não houve interferência do árbitro foi em Alvalade, quando empatámos com o Sporting. Temos de ser verdadeiramente mais fortes que o adversário.

Não vi ainda (o lance do golo anulado a Waris). Não tenho uma ideia bem clara. É duvidoso. Mas na dúvida, não há nada como ver as imagens e ter uma opinião mais exata. Assim como o lance do Felipe. Acho que é um lance para VAR. Depois, até pode decidir que não é penálti, mas não há a preocupação de ver o lance duvidoso. Porquê? Os árbitros têm de assumir a responsabilidade. Por ver as imagens, vai-se expor?

(O FC Porto marcou um golo nos últimos três jogos, incluindo o jogo com o Estoril Praia) Retirava confiança se não conseguíssemos criar situações de perigo, chegar ao último terço e ter uma diversidade grande de soluções para fazer golo. (Com) isso ficava preocupado. Gosto que a minha equipa seja eficaz. É assim que se ganham jogos.

À medida que se vai aproximando o final do campeonato, as equipas que lutam pela manutenção fazem de cada jogo uma final. Não sei, mas o Moreirense teve um remate, dois? Quantas vezes é que os médios do Moreirense procuraram a bola para construir. Não houve Moreirense.

A equipa está bem. Se não estivesse bem, não fazia a segunda parte que fez. Pontualmente, há um jogador ou outro com mais fadiga, mas a minha equipa, em termos gerais, está bem, e vamos fazer uma segunda volta de acordo com o que foi a primeira, e se possível melhorar. Em termos da disponibilidade física, vimos entrega total”.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?