loading

Crónica: Mathieu foi o avançado que o Sporting precisou para chegar a lider

O defesa Mathieu ‘desatou' hoje um complicado ‘nó' em Alvalade e apontou o tento do triunfo do Sporting sobre o Vitória de Guimarães (1-0), que isolou os ‘leões' na liderança da I Liga portuguesa de futebol.

Crónica: Mathieu foi o avançado que o Sporting precisou para chegar a lider

Na partida que fechou a 20.ª jornada, o central francês emergiu como figura preponderante, subindo à área para corresponder da melhor forma a um cruzamento de Acuña, aos 84 minutos, e fazendo aquilo que nenhum dos jogadores mais ofensivos do Sporting havia conseguido.

O conjunto de Alvalade aproveitou da melhor forma os deslizes dos rivais FC Porto e Benfica, que cederam empates diante de Moreirense e Belenenses, respetivamente, e subiu ao primeiro lugar, com 50 pontos, ficando com um de vantagem sobre os portistas e três sobre os ‘encarnados'.

Com a já prevista ausência de Gelson Martins, Jorge Jesus optou por manter Bruno Fernandes no lado direito do meio-campo, à semelhança do que tinha sucedido na final da Taça da Liga, sendo que Piccini, Bryan Ruiz e Montero, titulares nessa decisão, cederam os lugares a Ristovski, Battaglia e Acuña.

Já o Vitória, entrou em Alvalade ainda sem o reforço Welthon, mas contou com Raphinha, que se mostrou aos seus futuros adeptos. De resto, o extremo brasileiro cotou-se como um dos melhores elementos dos minhotos, pertencendo-lhe mesmo o primeiro lance de perigo, num remate que passou perto da baliza à guarda de Rui Patrício.

O guardião ‘leonino' seria posto à prova, pouco depois, num forte remate de João Aurélio, antes de o ‘apagado' Rúben Ribeiro tentar o segundo tento ao serviço do Sporting, mas sem sucesso. Os ‘leões' estavam com dificuldades em jogar dentro do bloco do Vitória e assentavam o jogo pelas linhas, com muitos cruzamentos (23 na primeira parte) à procura de Bas Dost, mas os centrais Pedro Henrique e Jubal foram imperiais na defensiva visitante.

Com grande coesão no setor intermédio, os vimarenenses aproveitavam toda e qualquer oportunidade para saírem rápido, sempre com Raphinha como principal ‘motor', ele que deixou Coentrão para trás e quase ofereceu o golo a Fábio Sturgeon, não fosse uma ação providencial de Ristovski.

O conjunto da Cidade Berço nunca se inibiu de procurar o golo, que também não chegou por Hurtado, enquanto os ‘verde e brancos' dependiam sobremaneira das incursões de Fábio Coentrão, ora por dentro ora por fora. O internacional português procurou mesmo o golo e, em cima do intervalo, ainda deixou William Carvalho em posição de remate, que saiu ao lado.

Jorge Jesus não quis esperar mais tempo e, ao intervalo, lançou Montero para o lugar de Rúben Ribeiro, só que, logo nos instantes iniciais da etapa complementar, perdeu o goleador Bas Dost, por lesão.

A entrada de Doumbia pouco trouxe ao ataque do Sporting e o costa-marfinense teve mesmo nos pés uma soberana ocasião, à passagem da hora de jogo, mas não conseguiu ultrapassar a oposição de Douglas.

O tempo passava e, apesar do domínio ‘leonino', a igualdade mantinha-se firme no marcador, ora porque o poste foi ‘salvador' para os vitorianos, impedindo Bruno César de festejar, ora porque Douglas fazia a defesa do encontro, evitando um golaço de Acuña.

No entanto, na sequência de um livre batido rapidamente pelo Sporting e perante a passividade dos adversários, que deixaram Acuña receber, olhar e cruzar, o guarda-redes visitante foi impotente para travar a finalização de Mathieu, que ‘atirou' os ‘verde e brancos' para o topo da classificação.

Programa da jornada

Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2018
Portimonense - Rio Ave, 4 - 1
Paços Ferreira - Feirense, 2 - 1
Belenenses - Benfica, 1 - 1

Terça-feira, 30 de Janeiro de 2018
Estoril - Tondela, 3 - 0
Sp. Braga - Desp. Aves, 2 - 0
Moreirense - FC Porto, 0 - 0

Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2018
Boavista - Marítimo, 2 - 1
Desp. Chaves - V. Setúbal, 2 - 2
Sporting - V. Guimarães, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?