loading

Crónica: Grande golo de Bruno Fernandes em exibição pobre do Sporting

O Sporting empatou hoje com o Astana (3-3) e passou aos oitavos de final da Liga Europa de futebol, mas fez uma exibição muito pobre num jogo que valeu pelo grande golo de Bruno Fernandes.

Crónica: Grande golo de Bruno Fernandes em exibição pobre do Sporting

Os ‘leões’ traziam uma vantagem de 3-1 do Cazaquistão e confirmaram o apuramento pelo holandês Bas Dost (03 minutos) e pelo português Bruno Fernandes (53 e 63), com o croata Martin Tomasov (37), o ganês Patrick Twumasi (80) e o cazaque Dmitri Shomko (90+4) a marcarem para o Astana.

O Astana entrou com disposição de marcar cedo e ter ainda a veleidade de discutir a eliminatória e logo no primeiro minuto o avançado ganês Patrick Twumasi rematou ao poste da baliza de Rui Patrício.

No entanto, o Astana levou com ‘um balde de água fria’ ao sofrer um golo na primeira jogada ofensiva do Sporting, que marcou pelo incontornável Bas Dost, a cabecear de cima para baixo um cruzamento perfeito de Bryan Ruiz.

Esse golo tão cedo relaxou ainda mais a equipa ‘leonina’, perante um adversário que veio a Alvalade para jogar assumidamente ao ataque, embora sem qualidade individual para fazer real mossa na defesa ‘leonina'.

Jorge Jesus decidiu poupar alguns jogadores, como William Carvalho, Acuna, Coates, Piccini e Gelson Martins, lançando em jogo André Pinto, Palhinha, Ristovski, Bryan Ruiz e Rúben Ribeiro, querendo gerir o desgaste da equipa, mas com algumas cautelas, deixando no banco os dois primeiros.

Na primeira parte, o jogo ficou marcado pela falta de intensidade que as equipas puseram nas suas ações, com um futebol lento, arrastado, previsível, sem mudanças de velocidade e sem profundidade.

De resto, a falta de criatividade do meio-campo com Palhinha e Battaglia no corredor central foi gritante e a forma como Rúben Ribeiro travava as transições ofensivas levou a que fosse várias vezes assobiado.

Sempre mais afoito e objetivo se mostrou o Astana até chegar à área ‘leonina', e, depois de novo remate ao poste, desta feita de Despotovic, acabou por conseguir, sem surpresa, o 1-1, ao minuto 37, por Marin Tomasov, com um pontapé de fora da área, a pôr justiça no marcador antes do intervalo.

Na segunda parte, Jesus, quiçá receando um segundo golo do Astana, que reabrisse a discussão da eliminatória fez entrar Acuna, a render Rúben Ribeiro, e um quarto de hora depois William Carvalho em detrimento de Bryan Ruiz.

O Astana entrou para a segunda parte com a mesma atitude da primeira, mas uma ‘bomba' de Bruno Fernandes de fora da área, aos 53 minutos, voltou a ‘gelar' os jogadores do Cazaquistão, naquele que foi o melhor momento de todo o jogo.

Este golo quebrou animicamente o Astana e o seu ímpeto ofensivo, e o mesmo Bruno Fernandes aumentou a vantagem para 3-1, após uma tabela com Bas Dost.

Quando se pensava que o resultado estava feito, eis que a equipa do Astana, beneficiando também do relaxamento dos jogadores do Sporting, fez dois golos, aos 80 minutos, por Twumasi, e aos 90+4, na última jogada do desafio, por Dmitri Shomko, penalizando a pontuação das equipas portuguesas no ‘ranking' da UEFA.

Programa da jornada

Terça-feira, 13 de Fevereiro de 2018
Crvena Zvezda - CSKA, 0 - 0

Quinta-feira, 15 de Fevereiro de 2018
FK Astana - Sporting, 1 - 3
Marseille - Sp. Braga, 3 - 0
Real Sociedad - RB Salzburg, 2 - 2
Spartak - Athletic Bilbao, 1 - 3
Dortmund - Atalanta, 3 - 2
Ostersunds FK - Arsenal, 0 - 3
Ludogorets - Milan, 0 - 3
Nice - Lokomotiv, 2 - 3
Celtic - Zenit, 1 - 0
Partizan - Plzen, 1 - 1
Steaua - Lazio, 1 - 0
Kobenhavn - Atlético Madrid, 1 - 4
Lyon - Villarreal, 3 - 1
AEK - Dynamo Kyiv, 1 - 1
Napoli - RB Leipzig, 1 - 3

Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2018
CSKA - Crvena Zvezda, 1 - 0

Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2018
Lokomotiv - Nice, 1 - 0
RB Leipzig - Napoli, 0 - 2
Lazio - Steaua, 5 - 1
Dynamo Kyiv - AEK, 0 - 0
Atlético Madrid - Kobenhavn, 1 - 0
Zenit - Celtic, 3 - 0
Sporting - FK Astana, 3 - 3
Plzen - Partizan, 2 - 0
Villarreal - Lyon, 0 - 1
RB Salzburg - Real Sociedad, 2 - 1
Atalanta - Dortmund, 1 - 1
Athletic Bilbao - Spartak, 1 - 2
Milan - Ludogorets, 1 - 0
Arsenal - Ostersunds FK, 1 - 2
Sp. Braga - Marseille, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?