loading

Mundial-2018: Matt Hancock diz que vencer Mundial é a melhor resposta à Rússia

O ministro britânico dos Desportos, Matt Hancock, disse hoje que a melhor maneira de responder à Rússia no caso do envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e da filha seria a Inglaterra ganhar o Mundial de futebol.

Mundial-2018: Matt Hancock diz que vencer Mundial é a melhor resposta à Rússia

Perante a sugestão de alguns deputados britânicos para que a Inglaterra não compita na Rússia, como represália ao governo russo, o ministro respondeu que a melhor resposta a dar a tudo isto seria a “Inglaterra jogar o Mundial e ganhá-lo”.

“Se ganharmos, demonstramos que temos a melhor seleção de futebol do mundo e a questão deveria ser essa”, sustentou o responsável pela pasta dos Desportos britânica.

Apesar das declarações do ministro, o Reino Unido já anunciou que nenhum alto responsável seu estará no Mundial, a decorrer entre 14 de junho e 15 de julho, na Rússia.

As declarações de Hancock surgem um dia depois de Boris Johnson, ministro dos negócios estrangeiros, ter dito que a atitude do presidente russo, Vladimir Putin, a respeito do Mundial de futebol, é semelhante à propaganda de Adolf Hitler Com os Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936.

“Não vou criticar Boris Johnson nessa matéria. O mais importante é garantir a segurança dos nossos jogadores e adeptos”, acrescentou o ministro dos desportos, em entrevista à BBC.

O chefe da diplomacia britânica tinha advertido que a participação inglesa no Mundial2018 poderá “não ser normal”, mas excluiu, para já, a possibilidade de desencorajar os adeptos a deslocarem-se à Rússia, onde será disputada a fase final do torneio.

“O desafio que endereço às autoridades russas é o de demonstrar que os 24.000 candidatos britânicos que compraram bilhetes para o Mundial serão bem tratados e estarão em segurança”, disse Boris Johnson, que responsabilizou a Rússia pelo envenenamento em solo britânico do agente duplo russo Serguei Skripal e da filha, Yulia.

O ex-espião e a filha, que foram encontrados insconcientes em 04 de março, num banco num centro comercial em Salisbury, no sul de Inglaterra, terão sido envenenados com um agente neurotóxico, identificado como Novichok, cujo fabrico remonta à altura da União Soviética, e ainda permanecem hospitalizados.

O governo liderado por Theresa May já tinha alertado para a possibilidade de recrudescimento de “sentimentos antibritânicos” na Rússia, na sequência das sanções impostas a Moscovo, entre as quais a expulsão de 23 diplomatas russos.

A Inglaterra, única equipa do Reino Unido apurada para a fase final do Mundial2018, está integrada no grupo G, em conjunto com o Panamá, a Tunísia e a Bélgica.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?