loading

Crónica: Sporting aproxima-se do Benfica com vitória sofrida no Restelo

O Sporting sofreu hoje para vencer o Belenenses, por 4-3, num encontro da 30.ª jornada da I Liga de futebol, em que parecia ter o resultado controlado ao intervalo, mas só perto do fim garantiu os três pontos.

Crónica: Sporting aproxima-se do Benfica com vitória sofrida no Restelo

As visitas ao Restelo dos outros dois 'grandes', Benfica e FC Porto, já tinham sido amargas, porém os tentos de Bas Dost (12), Gelson Martins (16), Acuña (41) e Bruno Fernandes (80), de grande penalidade, asseguraram um triunfo suado e sofrido até ao apito final.

O golo 'azul' madrugador do argelino Yebda, aos sete minutos, na conversão de um penáltie, não perspetivava que o jogo terminasse com sete ocasiões concretizadas. Lica, aos 65, e Fredy, aos 70, também na conversão de um castigo máximo, deram cor à boa exibição, ainda que insuficiente para alterar os 33 pontos conseguidos até ao momento e deixar a 11.ª posição.

O Sporting fica somente a três pontos dos ‘encarnados’, mantendo o terceiro posto, com 71, e com a mesma margem para o quarto, o Sporting de Braga, que tem 68. Para o novo líder, FC Porto, a distância está presa por cinco.

Na ressaca da eliminação da Liga Europa aos ‘pés’ do Atlético de Madrid, o Sporting apresentou-se ciente de que poderia encurtar distâncias para o agora segundo classificado, Benfica, face ao desaire (0-1) no clássico com o FC Porto momentos antes, no Estádio da Luz.

Jorge Jesus sabia de antemão que as lesões de Mathieu e Piccini teriam de ser colmatadas pelos presumíveis substitutos André Pinto e Ristovski, respetivamente, que aliás, já tinham sido titulares frente aos ‘colchoneros’ a meio da semana. De resto, lançou os habituais titulares.

Silas surpreendeu ao deixar as melhores referências ofensivas do plantel, Maurides e Nathan, no banco de suplentes, preferindo entregar a frente de ataque a outros dois homens, Licá e Yazalde.

Com 13 minutos de atraso, o dérbi no Restelo não começou de feição para os ‘leões’. Ainda numa fase em que as equipas procuravam encaixar-se taticamente, a imprudência de Rui Patrício ao dar uma ‘bofetada’ em Yazalde não passou em claro ao videoárbitro, permitindo a Yebda converter com eficácia a grande penalidade.

Contudo, a defesa a três apresentada pelos ‘azuis’ viria a ser uma ‘presa’ vulnerável para o Sporting num curto espaço de quatro minutos, em que o médio Bruno Fernandes foi preponderante ao colocar a sua equipa na frente.

Primeiro, o internacional português ‘rasgou’ toda a defensiva adversária com um passe primoroso para avançado Bas Dost marcar o 25.º na Liga num remate cruzado. Depois, do mesmo lado direito, foi Gelson a ler bem a intenção de Bruno Fernandes, antes de atirar de forma idêntica sem hipóteses para André Moreira.

Ao contrário do que é habitual, o Sporting deu ao Belenenses espaço para jogar no seu meio campo e balanceado para o ataque, ainda que as tentativas de causar perigo não passassem disso mesmo.

Porém, foi em nova transição ofensiva que a equipa de Jorge Jesus ficou em posição confortável no desafio. Novamente pelo corredor direito, desta vez por Ristovski, o lateral macedónio descobriu o argentino Acuña na área, que ainda contou um ligeiro desvio em Persson, antes de fazer o terceiro, aos 41 minutos.

Aparentemente por questões físicas, Fábio Coentrão não voltou dos balneários, tendo cedido o seu lugar a Wendel, mas com Acuña a ocupar a posição de lateral esquerdo.

Silas optou por mexer no plano inicial, voltou à defesa a quatro e o Belenenses chegou à igualdade. Se no primeiro tempo foram os ‘leões’ a reagir de forma incisiva à desvantagem, Licá correspondeu com eficácia à grande jogada individual de Florent para reduzir, tendo visto, cinco minutos volvidos, Fredy fazer o empate da marca dos 11 metros.

No entanto, o Sporting não baixou os braços, foi em busca de se colocar novamente na frente, mas somente com recurso à grande penalidade e com a ajuda decisiva do VAR. Yebda acabou expulso pela falta sobre Bas Dost na área e Bruno Fernandes, o melhor dos ‘leões’ em campo, teve o prémio justo de entregar o triunfo à equipa.

Programa da jornada

Sexta-feira, 13 de Abril de 2018
Paços Ferreira - Sp. Braga, 1 - 5

Sábado, 14 de Abril de 2018
Desp. Aves - Feirense, 1 - 0
Portimonense - Estoril, 0 - 1
Boavista - Desp. Chaves, 3 - 3
V. Guimarães - V. Setúbal, 1 - 1

Domingo, 15 de Abril de 2018
Marítimo - Moreirense, 1 - 1
Benfica - FC Porto, 0 - 1
Belenenses - Sporting, 3 - 4

Segunda-feira, 16 de Abril de 2018
Rio Ave - Tondela, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?