loading

Câmara salva Carregado de despejo ao comprar terreno do complexo desportivo

A Câmara de Alenquer aprovou hoje um empréstimo de um milhão de euros para adquirir o terreno onde está instalado o complexo desportivo do Carregado e que o tribunal tinha obrigado a associação a devolver ao proprietário.

Câmara salva Carregado de despejo ao comprar terreno do complexo desportivo

A proposta foi aprovada por unanimidade e carece ainda de autorização da Assembleia Municipal e do Tribunal de Contas.

“Esta solução resolve a curto prazo [o problema] da Associação Desportiva do Carregado (ADC) e, a longo prazo, pretendemos criar ali um parque verde para aliviar a pressão urbanística”, depois da construção de um novo complexo desportivo para o Carregado, afirmou o presidente da autarquia, Pedro Folgado, na reunião pública da câmara.

Os vereadores da oposição mostraram-se a favor da solução, por estar em causa a atividade desportiva para 800 jovens das camadas de formação do clube, cuja equipa sénior milita no campeonato Pro Nacional, da Associação de Futebol de Lisboa.

Contudo, alertaram que o custo da aquisição poderia ter sido evitado, se a câmara não tivesse alterado a classificação do terreno para urbano no Plano Diretor Municipal, criando especulação imobiliária, ou se em 2009 tivesse aceitado comprar o terreno.

“Se não fosse a câmara a adquirir o espaço, a ADC teria de sair do espaço por ordem do tribunal e, não havendo alternativa, era uma perda para o concelho”, sublinhou Pedro Folgado.

A aquisição vai ser feita mediante o pagamento em quatro prestações de 125 mil euros e as restantes de 25 mil euros cada, durante dois anos, de acordo com a proposta, a que a agência Lusa teve acesso.

O complexo da ADC está instalado desde 1955 num terreno que o clube diz sido doado pelo proprietário, já falecido, sem que tenha sido feita escritura dessa mudança.

Em 2000, os vários herdeiros avançaram para tribunal reclamando o terreno, alegando que este teria sido emprestado e não doado, o que foi contestado pelas várias direções do clube.

O longo processo judicial transitou em julgado em meados de 2017, depois de ser conhecida a decisão do Supremo Tribunal de Justiça, que impôs o prazo de junho de 2017 para a ADC abandonar as instalações e entregar o terreno aos proprietários.

Desde essa altura, ADC e câmara têm vindo a negociar com a família, chegando agora a acordo para a ADC aí manter a sua atividade desportiva, até ter o novo complexo desportivo, a integrar no futuro parque urbano da vila do Carregado.

No atual complexo desportivo, a ADC possui três campos de futebol, balneários e uma bancada, com capacidade para mil espetadores.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?