loading

Desp. Aves é o 25.º clube a disputar a final da Taça de Portugal

O Desportivo das Aves eliminou hoje o Caldas, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal de futebol, e tornou-se o 25.º clube a garantir a presença numa final da prova, o primeiro estreante desde 2010.

Desp. Aves é o 25.º clube a disputar a final da Taça de Portugal

Os avenses venceram por 1-0 na primeira mão, antes de voltarem a triunfar, após prolongamento, no estádio do Caldas (2-1), tornando-se no mais recente estreante no Jamor, após o Desportivo de Chaves em 2010 (derrota por 2-1 frente ao FC Porto).

Qualquer que fosse o resultado da meia-final, que decide o adversário de Sporting ou FC Porto, este ditaria uma final inédita para o futebol português, uma vez que tanto o atual 16.º classificado da I Liga como o Caldas, do terceiro escalão, cumpriram em 2017/18 as suas melhores campanhas na Taça.

Na luta pela manutenção na I Liga, na qual é 16.º classificado, dois pontos acima da zona de despromoção, a equipa de José Mota procura dar ao emblema de Santo Tirso, fundado em 1930, o maior troféu da sua história.

O clube, que este ano vive a quarta temporada no principal escalão do futebol português, tem como maior feito a conquista consecutiva da III Divisão, em 1983/84, seguida da II Liga, na época seguinte.

Para o Caldas, o resultado impede o clube do Campeonato de Portugal de se tornar o primeiro emblema abaixo da II Liga a chegar ao Jamor, feito realizado pela última vez pelo Leixões, em 2002, ano em que foi derrotado na final pelo Sporting.

De resto, nenhum dos clubes que chegaram à final pela primeira vez no século XXI conseguiu ganhar, com Paços de Ferreira (2009) e União de Leiria (2003) a perderem na estreia, em ambos os casos perante o FC Porto.

O último estreante a vencer a prova na primeira aparição foi o Estrela da Amadora, que, em 1990, bateu o também estreante Farense, depois de um empate a uma bola na final e um 2-0 na ‘finalíssima’, no caso mais recente na história da ‘prova rainha’ do futebol português.

Antes, o Boavista venceu a Taça de Portugal à primeira final, em 1975, face ao Benfica, o Sporting de Braga venceu a final de 1966 frente ao Vitória de Setúbal, e o Leixões também se estreou em finais com uma vitória, em 1961, frente ao FC Porto.

Em 1941, o Sporting venceu a competição batendo o Belenenses na primeira final dos 'leões', enquanto a Académica estreou a prova em 1939, ao vencer o Benfica.

Na final da Taça de Portugal, agendada para 20 de maio no Estádio Nacional, o Desportivo das Aves vai defrontar o vencedor da outra meia-final, Sporting ou FC Porto.

Programa da jornada

Quarta-feira, 7 de Fevereiro de 2018
FC Porto - Sporting, 1 - 0

Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2018
Desp. Aves - Caldas, 1 - 0

Quarta-feira, 18 de Abril de 2018
Caldas - Desp. Aves, 1 - 2 a.p
Sporting - FC Porto, 5 - 4 g.p

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?