loading

Crónica: Festival de Salah na vitória do Liverpool sobre a Roma, que ainda respira

O Liverpool, com o egípcio Salah em destaque, teve hoje a possibilidade de confirmar já um lugar na final da Liga dos Campeões de futebol, mas acabou por permitir a recuperação da Roma, no triunfo por 5-2.

Crónica: Festival de Salah na vitória do Liverpool sobre a Roma, que ainda respira

Em Anfield Road, na primeira mão das meias-finais, o Liverpool chegou com facilidade ao 5-0, com um ‘bis’ de Salah e outro de Firmino, e falhou uma mão cheia de outras oportunidades, antes da recuperação da Roma, que fez dois golos nos minutos finais e reentrou na eliminatória.

O egípcio Salah marcou os 36 e 45+1 minutos e assistiu o senegalês Mané e Firmino aos 56 e 61, respetivamente. O avançado brasileiro fez o quinto, aos 69, mas os romanos tiveram ainda tempo para responder, pelo bósnio Dzeko, aos 81, e pelo argentino Perotti, aos 85, de grande penalidade.

A formação de Jurgen Klopp, responsável pela eliminação do FC Porto nos oitavos de final, fez cinco golos, mas podia ter terminado o encontro com muitos mais, tal foi o número elevado de oportunidades que construiu em toda a partida.

O Liverpool podia e devia ter mesmo garantido já a presença na final de Kiev, mas a Roma conseguiu no período final transformar o pesadelo em alguma esperança.

Os romanos até entraram bem na partida, anulando o habitual futebol ofensivo e intenso dos ‘reds’ e, nesse período, chegaram mesmo a acertar na barra da baliza do guarda-redes Karius, com uma ‘bomba’ do sérvio Kolarov.

O jogo parecia controlado pelos italianos, mas subitamente o Liverpool ‘acordou’, aumentou a velocidade e até final da primeira parte fez dois golos e falhou mais algumas chances.

Depois de Mané já ter falhado duas excelentes oportunidades para marcar, Salah abriu a contagem aos 36 minutos, com um grande remate de fora da área, que entrou no canto da baliza do brasileiro Alisson.

Depois de o central Lovren já ter acertado na barra, Salah voltou a marcar contra a sua antiga equipa (e voltou a não festejar), aos 45+1 minutos, num lance rápido de contra-ataque, numa jogada com o brasileiro Firmino.

Na segunda parte, a Roma continuou algo descontrolada em campo, sem ter maneira de conseguir parar o vendaval ofensivo do Liverpool, e a equipa da casa aproveitou para subitamente elevar a contagem para os 5-0, com Salah quase sempre em destaque.

O internacional egípcio ‘ofereceu’ o terceiro a Mané, aos 56 minutos, e num lance bastante semelhante fez o mesmo a Firmino, aos 61.

A caminho de sofrer uma goleada histórica, o treinador da Roma refez a defesa e reforçou o meio campo, com a entrada de Gonalons e Perroti, aos 67 minutos, mas nem assim o Liverpool baixou a intensidade, fazendo o quinto golo pouco depois, aos 69, outra vez por Firmino. O brasileiro aproveitou da melhor forma um canto marcado por Milner.

Nesta altura, a Roma estava mais que ‘morta e enterrada’ na eliminatória e o Liverpool já podia fazer as malas para a final da Kiev, mas tudo mudou nos últimos 10 minutos, altura em que o Liverpool baixou as linhas e a própria intensidade do encontro.

Um erro do central croata Lovren deixou Dzeko reduzir a diferença, aos 81 minutos, e uma grande penalidade cometida por Milner e convertida por Perotti, aos 85, relançou a Roma, que nos quartos de final, no embate com o FC Barcelona, foi para o jogo da segunda mão, no Olímpico, precisamente com uma desvantagem de três golos.

Programa da jornada

Terça-feira, 24 de Abril de 2018
Liverpool - Roma, 5 - 2

Quarta-feira, 25 de Abril de 2018
Bayern München - Real Madrid, 1 - 2

Terça-feira, 1 de Maio de 2018
Real Madrid - Bayern München, 2 - 2

Quarta-feira, 2 de Maio de 2018
Roma - Liverpool, 4 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?