loading

LPFP constitui-se «assistente no processo judicial instaurado»

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) vai constituir-se assistente no processo, hoje divulgado, que envolve futebolistas e dirigentes de várias sociedades desportivas por suspeita de manipulação de resultados, anunciou hoje o organismo.

LPFP constitui-se «assistente no processo judicial instaurado»

“A exemplo daquilo que ocorreu, em situações análogas, nas três últimas épocas desportivas, este organismo ir-se-á constituir assistente no processo judicial instaurado”, refere a Liga em comunicado.

O organismo que rege o futebol profissional lembra que o processo judicial está em segredo de justiça, referindo que “irá aguardar pelo desenrolar e conclusão do mesmo” e pede celeridade aos órgãos de polícia criminal e da disciplina desportiva.

Lembrando a presunção de inocência até decisão condenatória transitada em julgado, a LPFP garante que não compactuará “com a impunidade daqueles que, de forma leviana, coloquem em causa a integridade das competições profissionais de futebol”.

A posição da Liga surge alguma horas depois de a Polícia Judiciária (PJ) ter anunciado que deteve quatro pessoas durante buscas realizadas na SAD do Sporting, em Alvalade (Lisboa), por “suspeitas de corrupção ativa”, no âmbito de uma operação denominada 'Cashball'.

Em comunicado, o Sporting também confirmou a realização de buscas em instalações do clube, no âmbito de uma investigação que se encontra em segredo de justiça, e indica que dois colaboradores seus foram constituídos arguidos.

Em comunicado, a PJ adianta que a operação ‘Cashball’ envolveu 40 elementos da PJ e incluiu uma dezena de buscas domiciliárias e num clube desportivo (Sporting).

A investigação da PJ já levou à detenção do ‘team manager’ do clube, André Geraldes, mas também de Paulo Silva, suposto intermediário em casos de alegada corrupção em jogos de andebol e de futebol, e de João Gonçalves e Gonçalo Rodrigues, funcionário do clube.

Segundo o Correio da Manhã, a investigação do Ministério Público incide sobre vários jogos de futebol, nomeadamente o da terceira jornada da I Liga desta época, entre o Vitória de Guimarães e o Sporting, que os ‘leões’ venceram por 5-0.

O CM cita conversações que alegadamente implicam o defesa João Aurélio, jogador do Vitória que terá sido aliciado para facilitar o triunfo do clube lisboeta.

Além deste, estarão também em causa os restantes cinco jogos do Sporting nas seis primeiras jornadas na presente época da I Liga, com Desportivo das Aves, Vitória de Setúbal, Estoril Praia, Feirense e Tondela.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?