loading

Taça de Portugal: Sporting tem sido o protagonista nos encontros com o Aves

A final da Taça de Portugal de futebol 2017/18 será o décimo episódio de uma história em que o Sporting tem sido o protagonista principal, com oito vitórias, e o Desportivo da Aves o 'ator' secundário, que apenas conseguiu um empate.

Taça de Portugal: Sporting tem sido o protagonista nos encontros com o Aves

O primeiro dos nove encontros entre estas duas equipas aconteceu na época 1968/69 e corresponde à única vez em que Sporting e Desportivo das Aves se cruzaram na Taça de Portugal então nos 32 avos de final e com vitória por 2-0 dos 'leões', que jogaram na condição de visitantes.

De então para cá, o clube lisboeta e a equipa do distrito do Porto só voltaram a encontrar-se nas quatro épocas em que o Desportivo das Aves passou pela primeira divisão portuguesa, daí resultando oito jogos.

Em 1985/86, o Sporting foi ao Estádio do Varzim, casa emprestada do Aves, triunfar por 2-1, repetindo o êxito na segunda volta, no Estádio José Alvalade, por 1-0.

Depois, foi preciso esperar 14 anos para que o Desportivo das Aves regressasse ao convívio com os 'grandes', o que sucedeu na temporada 2000/01, na qual sofreu nova derrota em casa com o Sporting, por 4-3, num jogo em que esteve a ganhar duas vezes, antes de ir a Lisboa perder por 2-0.

Após novo interregno, desta vez de cinco anos, o Aves voltou à I Liga em 2006/07 e o reencontro com os 'leões' saldou-se por um novo desaire caseiro (2-0), antes conseguir o seu primeiro e único ponto ao impor um 'nulo' na deslocação a Alvaldade.

A espera por novo confronto durou até 06 de agosto de 2017, dia em que o Sporting venceu no terreno do Desportivo das Aves, por 2-0, com dois golos de Gelson Martins, em jogo da primeira jornada da presente temporada.

A abrir a segunda volta, já em 14 de janeiro deste ano, a equipa de Jorge Jesus ganhou em Alvalade, por 3-0, com um 'hat-trick' do holandês Bas Dost, no mais recente capítulo do histórico de confrontos e numa época em que o Aves conseguiu assegurar a manutenção pela primeira vez.

O próximo episódio está marcado para as 17:15 de domingo, no Estádio Nacional, em Oeiras, na 28.ª final dos ‘leões’, que procuram erguer o troféu pela 17.º vez, enquanto o Desportivo das Aves fará a sua estreia.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?