Caro visitante,

Reparámos que tem um Ad Blocker (software de bloqueio de publicidade) ativo.

A informação tem valor. O Futebol 365 disponibiliza todos os seus conteúdos de forma gratuita e de livre acesso. Os anúncios ajudam-nos a pagar a informação que consulta todos os dias. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker apenas para o Futebol 365.

Esperamos a sua compreensão.

Obrigado.
Futebol 365
Mundial-2018: Estádio de São Petersburgo, talvez o mais caro da história
por José Pestana c/Lusa, publicado a 27-05-2018 às 08:42
O Estádio Krestovsky, em São Petersburgo, um dos mais utilizados entre os 12 afetos do Mundial de futebol de 2018, é um dos mais modernos do planeta e, após vários contratempos, será provavelmente o mais caro da história.

Também chamado de Zenit Arena e Piter Arena, foi erigido no lugar do antigo Estádio Kirov, que tinha capacidade para 110.000 espetadores, e neste grande evento vai acolher sete desafios, incluindo um dos quartos de final, uma meia-final e a disputa pela terceira posição.

O recinto já foi usado para a Taça das Confederações de 2017, tendo sido o palco do jogo de abertura e final: na fase de grupos, Portugal, campeão da Europa, goleou aqui a Nova Zelândia por 4-0, a 24 de junho.

Planeado para estar ponto em 2009, o complexo apenas ficou operacional em 2017, após um conjunto de atrasos relacionados com adaptações exigidas pela FIFA e, sobretudo, face a investigações de fraude.

Inicialmente, a gigante Gazprom ia financiar o Krestovsky, que assumiu no nome a ilha onde foi edificado, mas, posteriormente, a companhia de gás e petróleo que detém o Zenit desistiu de suportar o financiamento e em 2009 o projeto foi assumido pela autarquia, até porque houve várias denuncias de trabalho escravo e de corrupção.

Após diversas vicissitudes, e com sucessivas derrapagens de custos já a cargo do governo local, o que motivou várias manifestações de descontentamento dos cidadãos de São Petersburgo, a empreitada acabou por custar cerca de 1350 milhões de euros, quando o orçamento inicial previsto rondava os 200 milhões.

Sob anonimato, vários responsáveis dos trabalhos denunciaram “desvios” e dinheiro “estupidamente mal gasto”, sendo que os dirigentes políticos contrapuseram essas opiniões, falando de um custo total “justificado” a rondar os 655 milhões de euros.

Outra polémica tem a ver o facto de o Zenit ter médias de assistência abaixo dos 20.000 adeptos e nas partidas da liga russa o Krestovsky estar apto a acomodar 56.196 fãs, e isto já depois de ver reduzida a lotação de 67.000 que vai vigorar no mundial.

Projetado por uma empresa de arquitetura japonesa, o resultado final assemelha-se a uma nave espacial, com o teto sustentado por quatro mastros.

O estádio tem uma cobertura retrátil, relvado amovível e deslizante, assim capaz de acolher também concertos e todo o tipo de eventos em qualquer altura do ano: mesmo no inverno, quando as temperaturas são muitos graus abaixo de zero, a temperatura no interior é de 15.º.

No campeonato da Europa de 2020, este recinto vai receber três jogos da fase de grupos.

Ficha do Estádio Krestovsky:

Cidade: São Petersburgo.

Estado: Inaugurado 22 de abril de 2017.

Capacidade: 67.000 espetadores.

Eventos possíveis: Futebol, concertos e todo o tipo de eventos culturais.

Distância para o aeroporto: 38 quilómetros.

Distância para o centro da cidade: oito quilómetros.

Transportes públicos: autocarro e metro.

População da cidade: 5.300.000 habitantes.

Clube: Zenit.

Jogos (7):

Fase de grupos:

15 jun, Marrocos – Irão (Grupo B), 16:00 (horas portuguesas).

19 jun, Rússia – Egito (Grupo A), 19:00.

22 jun, Brasil – Costa Rica (Grupo E), 13:00.

26 jun, Nigéria – Argentina (Grupo D), 19:00.

Oitavos de final:

03 jul, 1.º Grupo F – 2.º Grupo E, 15:00.

Meias-finais:

10 jul, Vencedor jogo 57 – Vencedor jogo 58, 19:00.

Apuramento do terceiro classificado:

14 jul, Perdedor jogo 61 – Perdedor jogo 62, 15:00.

Siga-nos no Facebook, no Google+ e no Twitter.
Notícias Relacionadas
Comentários
JOGOS E RESULTADOS
loading
A carregar...
F365 NO FACEBOOK
SONDAGEM
Acredita que o FC Porto tenha comprado os e-mails do Benfica a Rui Pinto?
FORA DE JOGO
Luka Modric chega a acordo com justiça espanhola na acusação de fraude fiscal
Luka Modric chega a acordo com justiça espanhola na acusação de fraude fiscalO futebolista croata Luka Modric chegou a acordo a justiça espanhola na acusação de fraude ...
Jackpot de 138 milhões de euros no próximo sorteio do Euromilhões
Jackpot de 138 milhões de euros no próximo sorteio do EuromilhõesO próximo concurso do Euromilhões terá um 'jackpot' de 138 milhões de euros, por nenhum ...
Futebol na Televisão: Os jogos que pode ver durante este fim-de-semana
Futebol na Televisão: Os jogos que pode ver durante este fim-de-semanaConfira a lista dos jogos que poderá acompanhar em direto, durante este fim-de-semana, nos canais ...
Euromilhões: Sexta-feira há um 'jackpot' especial de 130 milhões
Euromilhões: Sexta-feira há um 'jackpot' especial de 130 milhõesNão houve totalistas no sorteio do Euromilhões desta terça-feira, pelo que, na próxima sexta-feira estará ...
© 1997-2018 Futebol 365
Todos os direitos reservados