loading

Crónica: Momento 'mágico' do sérvio Kolarov abate Costa Rica

Um ‘golaço’ de Aleksandar Kolarov, aos 58 minutos, na transformação de um livre direto, valeu hoje à Sérvia um triunfo por 1-0 sobre a Costa Rica, no primeiro encontro do Grupo E do Mundial de futebol de 2018.

Crónica: Momento 'mágico' do sérvio Kolarov abate Costa Rica

O jogador da Roma foi o único a encontrar o caminho do golo e a conseguir bater o guarda-redes Keylor Navas, que adiou até poder o tento de uns sérvios que não foram avassaladores, mas criaram mais e melhores ocasiões de golo.

Pela segunda vez na fase final como Sérvia, a formação balcânica deu, assim, um passo em frente rumo aos ‘oitavos’ - que falhou em 2010 -, ao contrário da Costa Rica, que, num grupo ainda com Brasil e Suíça, dificilmente repetirá 1990 e 2014.

Os costa-riquenhos, com o ainda ‘leão’ Bryan Ruiz no ‘onze’, entraram melhor e construíram as primeiras oportunidades, a mais fragrante das quais aos 12 minutos, quando Giancarlo González surgiu isolado na área, mas cabeceou muito por cima.

A resposta dos sérvios surgiu num remate de Mitrovic e numa jogada pela direita de Ivanovic, mas, depois de 15 minutos de algum ‘frenesim’, o jogo tornou-se lento e desinteressante, arrastando-se, assim, equilibrado, quase até ao intervalo.

Aos 42 minutos, Calvo, numa jogada individual, criou alguma animação, para, aos 43, Milinkovic-Savic quase marcar um golo monumental, de pontapé de bicicleta, o que não aconteceu porque Keylor Navas respondeu à altura.

Os sérvios ameaçaram a fechar a primeira metade e entraram de ‘rompante’ na segunda: aos 50 minutos, Mitrovic tabelou com Milinkovic-Savic e isolou-se na ‘cara’ de Navas, que, mais uma vez, levou a melhor, segurando o ‘nulo’.

O golo do conjunto europeu não demorou, porém, muito tempo, já que, aos 56 minutos, o capitão Kolarov conseguiu mesmo bater Navas, na execução perfeita de um livre direto, sobre a direita, em que colocou a bola junto ao poste esquerdo.

Com a sua equipa a perder, o selecionador da Costa Rica fez entrar Bolaños e Joel Campbell e o conjunto da CONCACAF tornou-se mais perigoso e ofensivo, com o ex-‘leão’ a conseguir isolar-se, aos 72 minutos, mas a perder na velocidade para Milenkovic.

A formação europeia passou, porém, a ter também mais espaços e teve as melhores ocasiões até final, nomeadamente pelo recém-entrado Kostic, que fez de defesa, aos 76 minutos, e por Mitrovic, incapaz de rematar, já isolado, aos 87.

Na parte final dos descontos, que foram mais se sete, devido a várias consultas ao VAR, a Costa Rica ainda teve uma jogada de perigo, mas Bryan Ruiz rematou fraco.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?