loading

Crónica: Golo ao cair do pano garante vitória da Alemanha frente à Suécia

Ao segundo dia, a Alemanha «renasceu» no Mundial de futebol e com a vitória de 2-1 sobre a Suécia, em Sochi, ficou novamente com o seu destino nas mãos, não dependendo de resultados de terceiros.

Crónica: Golo ao cair do pano garante vitória da Alemanha frente à Suécia

O 'impensável' até esteve muito perto de suceder - a Alemanha, campeã em título, quase ficou 'por um fio' no Mundial2018 de futebol, já que o jogo só se revolveu aos 90+5 minutos, com o fabuloso golo de Kroos, autor de um 'míssil' indefensável.

A 'mannschaft', campeã há quatro anos, não fica assim dependente dos 'favores' do México na terceira jornada do grupo F, a que os 'aztecas' chegam com seis pontos. Com este resultado, ainda é possível que alemães, suecos e mexicanos fiquem igualados com seis pontos, definindo-se depois por diferença de golos questões tão importantes como quem é eliminado e quem consegue evitar o Brasil nos 'oitavos'.

Contra uma das mais coriáceas defesas da fase de qualificação, a Alemanha viu-se na necessidade de marcar, depois de ir para intervalo em desvantagem, devido ao golo de Toivonen, aos 32 minutos.

Conseguiu-o, mas parecia que de forma mitigada, só por uma vez no tempo normal de jogo (Reus, 48) - o mínimo dos mínimos para não 'fazer as malas' já, mas sem chegar para ficar com o destino nos pés. O 'trunfo' ficou guardado mesmo para o fim dos descontos e graças a um dos heróis de há quatro anos, Toni Kroos, senhor de um remate 'canhão' e sempre colocado.

A Suécia foi mais envolvente no primeiro tempo e chegou ao golo numa altura excelente em termos psicológicos, perto da meia hora de jogo. Ola Toivonen, avançado do Toulouse, de França, foi superiormente habilidoso a picar a bola por cima de Neuer.

Funcionou bem o 'puxão de orelhas' do selecionador Joachim Low ao intervalo e foi claro que os germânicos regressavam para ganhar.

Tudo dentro do planificado, com o golo de Reus aos 48 minutos. O médio do Dortmund - infeliz há quatro e oito anos, quando falhou o Mundial por lesão - finalizou uma bonita jogada delineada por Timo Werner e Mário Gomez.

As vagas sucessivas do ataque germânico iam sendo travadas por Robin Olsen e o quarteto defensivo dos escandinavos, para desespero da equipa alemã.

Tudo parecia irremediavelmente perdido aos 82 minutos, com a expulsão de Jerome Boateng. Já vira um amarelo aos 71 minutos e acabara de ver o segundo. Em vantagem numérica, a defesa sueca fechava ainda mais o jogo, a segurar um resultado que era meio caminho andado para a fase seguinte.

O jogo, vivo e bem jogado, acabaria, no entanto, com um 'golpe de teatro' total, o golo de Kroos, que relança a Alemanha no torneio. Uma verdadeira obra de arte, de um especialista de bolas paradas - bem no lado esquerdo, na marcação de um livre, Reus adiantou um pouco a bola e o médio do Real Madrid enviou um 'míssil', colocadíssimo.

Programa da jornada

Terça-feira, 19 de Junho de 2018
Rússia - Egipto, 3 - 1

Quarta-feira, 20 de Junho de 2018
Portugal - Marrocos, 1 - 0
Uruguai - Arábia Saudita, 1 - 0
Irão - Espanha, 0 - 1

Quinta-feira, 21 de Junho de 2018
Dinamarca - Austrália, 1 - 1
França - Peru, 1 - 0
Argentina - Croácia, 0 - 3

Sexta-feira, 22 de Junho de 2018
Brasil - Costa Rica, 2 - 0
Nigéria - Islândia, 2 - 0
Sérvia - Suíça, 1 - 2

Sábado, 23 de Junho de 2018
Bélgica - Tunísia, 5 - 2
Rep. Coreia - México, 1 - 2
Alemanha - Suécia, 2 - 1

Domingo, 24 de Junho de 2018
Inglaterra - Panamá, 6 - 1
Japão - Senegal, 2 - 2
Polónia - Colômbia, 0 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?