loading

Crónica: Brasil quanto baste para vencer Sérvia e garantir vaga nos 'oitavos'

O Brasil venceu hoje a Sérvia por 2-0, na terceira jornada do grupo E do Mundial2018 de futebol, com uma exibição pouco convincente, mas suficiente para garantir uma vaga nos oitavos de final, nos quais defronta o México.

Crónica: Brasil quanto baste para vencer Sérvia e garantir vaga nos 'oitavos'

O momento crucial do jogo aconteceu aos 68 minutos, quando o central brasileiro Thiago Silva fez o segundo golo do Brasil, de cabeça, na sequência de um pontapé de canto, junto ao primeiro poste, numa altura em que a Sérvia estava claramente por cima do jogo em busca do empate. Paulinho tinha inaugurado o marcador aos 36.

Uma falha grave de marcação da defesa sérvia ‘acabou’ com o jogo mais cedo, visto que esse golo teve um efeito psicológico nos jogadores sérvios, que quebraram claramente a partir desse momento.

O Brasil acabou por passar um mau bocado nos primeiros vinte minutos da segunda parte, quando a Sérvia subiu no terreno, começou a pegar no jogo, mais agressiva nos duelos individuais e na recuperação da bola.

Neste período, a Sérvia criou uma grande oportunidade de golo que Mitrovic desperdiçou, na sequência de um cruzamento de Ljajic do flanco direito que Alisson não foi capaz de desfazer, com o número nove sérvio a desviar de cabeça, mas com pouca força, permitindo que Filipe Luís evitasse o empate.

O Brasil estava nitidamente desconfortável perante a pressão a que foi sujeito pelos sérvios nessa fase, mas o golo de Thiago Silva, o segundo da ‘canarinha’, acabou literalmente com o jogo, que poderia até ter terminado com um resultado mais dilatado não tivesse Neymar desperdiçado duas boas oportunidades.

De resto, o Brasil teve mais posse de bola e esteve por cima no jogo na primeira parte, mais intenso e pressionante na fase inicial, intensidade e pressão essa que se foi esbatendo à medida que o tempo passava.

Essa supremacia do Brasil correspondeu a uma oportunidade de golo, aos 25 minutos, quando Stojkovic evitou que Neymar abrisse o marcador, e um golo, aos 36 minutos, só possível pela classe de Coutinho, que viu a desmarcação de Paulinho e meteu-lhe a bola a 25 metros de distância, isolando-o na área, com o médio do FC Barcelona a tocar a bola por cima do guarda-redes sérvio.

Programa da jornada

Segunda-feira, 25 de Junho de 2018
Arábia Saudita - Egipto, 2 - 1
Uruguai - Rússia, 3 - 0
Irão - Portugal, 1 - 1
Espanha - Marrocos, 2 - 2

Terça-feira, 26 de Junho de 2018
Austrália - Peru, 0 - 2
Dinamarca - França, 0 - 0
Nigéria - Argentina, 1 - 2
Islândia - Croácia, 1 - 2

Quarta-feira, 27 de Junho de 2018
México - Suécia, 0 - 3
Rep. Coreia - Alemanha, 2 - 0
Sérvia - Brasil, 0 - 2
Suíça - Costa Rica, 2 - 2

Quinta-feira, 28 de Junho de 2018
Senegal - Colômbia, 0 - 1
Japão - Polónia, 0 - 1
Panamá - Tunísia, 1 - 2
Inglaterra - Bélgica, 0 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?