loading

Crónica: Tunísia deu a volta ao resultado quando 'arregaçou mangas'

A seleção da Tunísia precisou de mudar de atitude na segunda parte para dar a volta ao resultado e vencer o Panamá por 2-1, em jogo da terceira e última jornada do grupo G do Mundial2018 de futebol.

Crónica: Tunísia deu a volta ao resultado quando 'arregaçou mangas'

Meriah, aos 33 minutos, adiantou o estreante Panamá, com um golo na própria baliza, mas Fakhreddine Ben Youssef, aos 51, e Khazri, aos 66, deram o primeiro triunfo aos tunisinos, num encontro entre duas equipas que já estavam eliminadas.

A seleção panamiana, uma das mais fracas em prova, surpreendeu na primeira parte o seu adversário, à custa de uma vontade e de um espírito guerreiro insuperáveis, que disfarçaram carências de ordem tática, técnica e na sua organização defensiva.

Os jogadores panamianos lutaram por cada bola como se fosse a última, o que lhes permitiu ganhar quase todos os duelos individuais e, consequentemente, manter ascendente no jogo durante largos períodos até ao intervalo, ter mais caudal ofensivo e criar mais lances de perigo junto à área tunisina.

O golo marcado pelo Panamá, através de um autogolo do tunisino Meriah, que desviou, com infelicidade, um remate de José Luis Rodríguez, traindo o seu guarda-redes, foi inteiramente merecido perante uma Tunísia que entrou muito menos motivada para a partida do que o seu opositor.

Na segunda parte, o cariz do jogo sofreu alteração radical, com a seleção tunisina, que deve ter levado um valente ‘puxão de orelhas’ ao intervalo do selecionador Nabil Maâloul, a surgir muito mais assertiva, a querer pegar no jogo, a ser mais agressiva na reação à perda bola e mais intensa nas suas ações ofensivas.

A Tunísia passou a ter o que lhe faltara na primeira parte, atitude e vontade de dar a volta ao resultado, o que aconteceu com toda a naturalidade, tendo em conta que a seleção norte-africana está ‘uns bons furos’ acima do seu adversário.

Ben Youssef restabeleceu o empate aos 51 minutos, e Khazri consumou a reviravolta aos 66, com toda a naturalidade, em lances de ataque bem construídos, que deixaram a nu falhas de coordenação defensiva e alguma ingenuidade por parte da equipa panamiana.

O Panamá, totalmente dominado durante a primeira meia hora da segunda parte, teve ainda um assomo final nos últimos dez minutos na tentativa de chegar ao empate, mas a precipitação dos seus avançados no momento de finalizar não evitou que somassem três derrotas na sua estreia em campeonatos do mundo.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?