loading

Crónica: Bélgica vence Inglaterra e faz a melhor classificação de sempre

A Bélgica garantiu hoje o terceiro lugar do Mundial 2018 e alcançou a sua melhor participação de sempre, após bater por 2-0 a Inglaterra.

Crónica: Bélgica vence Inglaterra e faz a melhor classificação de sempre

Em São Petersburgo, Munier, aos quatro minutos, e Eden Hazard, aos 82, fizeram os golos da seleção belga, que alcança assim um prémio que serve de consolação à meia-final perdida com a França.

Apesar do sabor amargo que não poder disputar a final de domingo, a Bélgica vai sair da Rússia com a sua melhor classificação de sempre em campeonatos do mundo, superando o quarto lugar obtido em 1986, no México.

Além do ‘bronze’, Eden Hazard fez nova excelente exibição e reforçou a sua candidatura a melhor jogador do torneio, algo que mesmo assim deve cair para um francês ou croata.

Por seu lado, a Inglaterra regressa a casa com o quarto lugar, após um encontro em que Gareth Southgate optou por mudar meia equipa, algo que acabou por resultar a favor da Bélgica, que foi claramente a melhor equipa em campo.

Mesmo tendo ficado em branco, Harry Kane já não deverá ver fugir o prémio do melhor marcador da prova, com seis golos. Só um ‘hat-trick’ dos franceses Griezmann ou Mbappé ou um impensável ‘poker’ dos croatas Modric, Perisic ou Mandzukic poderá impedir o avançado inglês de ficar na história da competição.

Ao contrário da Inglatera, a seleção belga manteve a sua equipa base, com destaque apenas para a entrada de Tielemans e o regresso de Meunier, que tinha faltado ao confronto com os franceses nas ‘meias’. Por seu lado, Southgate fez descansar nomes como Alli, Lingard, Henderson, Walker e Young.

Como é habitual, o jogo de atribuição de terceiro e quarto lugar, o tal encontro que nenhuma seleção quer disputar, teve uma baixa intensidade, com as duas equipas a darem espaços, algo que a Bélgica aproveitou para cedo chegar ao golo.

Aos quatro minutos, Meunier apareceu completamente solto na área, após centro de Chadli na esquerda, e com facilidade bateu Pickford.

A primeira parte foi praticamente da Bélgica, com Eden Hazard e Kevin de Bruyne a trabalharem para Lukaku apanhar Kane no topo da lista dos melhores marcadores, mas o avançado esteve completamente desastrado.

O avançado do Manchester United, que precisava de pelo menos dois golos para empatar com o inglês, foi substituído a meio da segunda parte.

Após o intervalo, a Inglaterra regressou ao relvado com Rashford e Lingard no ‘onze’ e passou a ter mais bola, embora sem conseguir assustar devidamente o guarda-redes Courtois.

Só aos 70 minutos é que os ingleses estiveram perto do empate, através de Eric Dier, antigo jogador do Sporting, que apareceu isolado e ‘picou’ a bola por cima do guardião belga, acabando Alderweireld, seu companheiro no Tottenham, por impedir o golo com um corte em cima da linha.

Esse lance fez acordar a Bélgica, que ficou perto do segundo golo, novamente por Meunier, num lance com grande defesa de Pickford.

Aos 82 minutos, o guarda-redes do Everton nada conseguiu fazer perante Hazard, que apareceu isolado e confirmou o triunfo belga, após belo passe de de Bruyne.

Programa da jornada

Sábado, 14 de Julho de 2018
Bélgica - Inglaterra, 2 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?