loading

LC: Benfica procura sequela em saga de sucesso contra o PAOK

A história dos jogos entre Benfica e PAOK é uma narrativa feliz para a equipa portuguesa e um bom prenúncio para os duelos do ‘play-off’ de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol.

LC: Benfica procura sequela em saga de sucesso contra o PAOK

Derradeiro obstáculo entre a formação comandada pelo treinador Rui Vitória, que pode receber cerca de 42 milhões de euros em caso de entrada, e a mais importante prova de clubes a nível europeu o vice-campeão grego de 2017/18 chega a este patamar da competição após superar o Spartak de Moscovo na terceira pré-eliminatória.

‘Encarnados’ e gregos são já velhos conhecidos, contabilizando quatro encontros nas provas europeias. Curiosamente, todos foram disputados no âmbito da Liga Europa e da sua antecessora Taça UEFA, sendo este duplo confronto o primeiro a realizar-se para a ‘liga milionária’.

O primeiro capítulo desta saga disputou-se já há quase 19 anos, mesmo no final do século XX, na segunda ronda da Taça UEFA: a 21 de outubro de 1999, o Benfica deslocou-se à Grécia para triunfar por 2-1, com golos de Nuno Gomes e Ronaldo Guiaro, numa equipa onde sobressaíam ainda João Vieira Pinto, Maniche, Poborsky e o malogrado Robert Enke.

A vitória da primeira mão não evitou um susto duas semanas mais tarde, quando o PAOK repetiu o resultado dos ‘encarnados’ na Luz e atirou o jogo para prolongamento e grandes penalidades, que acabariam por sorrir ao conjunto luso, por 4-1.

Foi o único desafio em quatro que o Benfica não venceu e aquele em que o egípcio Sabry se mostrou aos adeptos e cuja atuação (coroada com um golo) lhe valeu posteriormente a transferência para o Benfica.

Passaram-se então cerca de 15 anos até novo reencontro, quando a 20 de fevereiro de 2014, os caminhos das duas equipas se cruzaram nos dezasseis avos de final da Liga Europa. Numa caminhada que levaria o emblema da Luz até à final da prova – perdida para o Sevilha -, a formação orientada então por Jorge Jesus adquiriu vantagem fora de portas logo na primeira mão, ao vencer por 1-0, graças a um tento do brasileiro Lima.

Sete dias depois, novo embate e nova vitória para o Benfica, desta feita em casa, com um expressivo 3-0, materializado por Nico Gaitán, Lima (grande penalidade) e Lazar Markovic.

Contudo, o historial dos ‘encarnados’ torna-se um pouco mais sombrio quando se alarga a contabilidade aos embates contra todos os adversários gregos, onde se incluem Olympiacos, Aris Salónica e AEK Atenas.

Assim, o Benfica efetuou um total de 15 encontros diante de equipas helénicas e conseguiu um registo de oito vitórias, seis derrotas e apenas um empate. Entre esses números destaca-se, sobretudo, a pesada goleada sofrida em Atenas diante do Olympiacos, por 5-1, em 2008/09, na fase de grupos da Taça UEFA.

O ‘play-off’ do Benfica contra o PAOK começa a disputar-se esta terça-feira, às 20:00, no Estádio da Luz, com a segunda mão a jogar-se no dia 29, em Salónica. O vencedor segue para a fase de grupos da ‘Champions’, enquanto o derrotado é relegado para a Liga Europa.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?