loading

Crónica: Exibição frouxa do Sporting, mas suficiente para vencer Qarabag

O Sporting venceu hoje o Qarabag por 2-0, na primeira jornada do Grupo E da Liga Europa de futebol, com uma exibição frouxa e pouco conseguida coletivamente, mas suficiente para ganhar a um adversário da ‘quarta divisão’ europeia.

Crónica: Exibição frouxa do Sporting, mas suficiente para vencer Qarabag

Os dois lances de maior perigo criados pelo Sporting na primeira parte foram assinados pelo central Jerémy Mathieu, o primeiro logo aos oito minutos, na execução superior de um livre direto em que o guarda-redes brasileiro Vagner, ex-Boavista, evitou o golo com uma palmada para canto, e o segundo a surgir dentro da área sobre o lado esquerdo a oferecer o golo a Montero, com Vagner a defender o ‘calcanhar' do colombiano.

Este dado factual traduz o que foi o desempenho ofensivo do Sporting na primeira parte, lento nas saídas de bola, sem pingo de criatividade, sem conseguir ligar o jogo e presa fácil de uma equipa a defender em 4x5x1 com as linhas baixas e com a dose de agressividade necessária na pressão sobre o portador da bola.

O cerne da falta de dinâmica e criatividade residiu justamente no duplo ‘pivot' do meio-campo, Rodrigo Battaglia e Nemanja Gudelj, os quais, além da falta evidente de rotinas entre si, mostraram pouca criatividade e visão de jogo e não foram capazes de variar o jogo e dar-lhe profundidade.

Nos flancos, Nani e Rapinha bem tentaram suprir esse défice de criatividade, mas mais em ações individuais, de um contra um, quase sempre anuladas pelas dobras de uma equipa bem posicionada e agressiva a defender.

Acresce o facto de Bruno Fernandes, a jogar nas costas de Montero, também não se ter conseguido libertar das marcações dos adversários, muito duros na abordagem dos lances, usando o físico, o que deixou o ponta de lança colombiano desamparado.

Na segunda parte, foi notório que o Sporting entrou a imprimir mais velocidade às suas ações ofensivas, única forma de entrar naquele bloco defensivo, mas José Peseiro já tinha mandado ‘aquecer' Carlos Mané, Jovane Cabral e Abdoulay Diaby para proceder a alterações no ataque.

Acontece que o Sporting chegou ao golo ao minuto 54, num dos raros lances em que Nani se conseguiu libertar e fazer o cruzamento para o segundo poste, onde surgiu Raphinha a empurrar a bola para o fundo das redes, o que levou o técnico do Sporting a recuar na intenção de mexer na equipa.

Dois minutos depois, Gudelj quase ofereceu o golo do empate ao Qarabag, mas o guarda-redes Salin salvou a situação.

O golo transmitiu maior confiança aos jogadores do Sporting e a tentativa do Qarabag, anda que ténue, de tentar chegar ao empate permitiu que começassem finalmente a aparecer espaços livres no último terço do seu meio-campo, aproveitados pelo Sporting para ameaçar o 2-0.

O segundo golo podia ter chegado aos 82 minutos numa cabeçada de Ristovski a rasar o poste, a cruzamento de Bruno Fernandes, e chegou aos 88, por Jovane Cabral, numa jogada de contra-ataque iniciada em Acuña e concluída pelo jovem avançado ‘leonino', que tinha acabado de substituir Nani.

Programa da jornada

Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018
Genk - Malmo, 2 - 0
Lazio - Apollon Limassol, 2 - 1
Villarreal - Rangers, 2 - 2
PAOK - Chelsea, 0 - 1
Dynamo Kyiv - FK Astana, 2 - 2
Rennes - Jablonec, 2 - 1
Sevilla - Standard, 5 - 1
Marseille - Frankfurt, 1 - 2
Rapid Wien - Spartak, 2 - 0
Fehérvár FC - BATE Borisov, 0 - 2
Besiktas - Sarpsborg 08, 3 - 1
Akhisar - FK Krasnodar, 0 - 1
Sporting - FK Qarabagh, 2 - 0
RB Leipzig - RB Salzburg, 2 - 3
Celtic - Rosenborg, 1 - 0
AEK Larnaca - Zurich, 0 - 1
F91 Dudelange - Milan, 0 - 1
Slavia - Bordeaux, 1 - 0
Ludogorets - Leverkusen, 2 - 3
Arsenal - Vorskla, 4 - 2
Dinamo Zagreb - Fenerbahce, 4 - 1
Kobenhavn - Zenit, 1 - 1
Trnava - Anderlecht, 1 - 0
Olympiakos - Bétis, 0 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?