loading

I Liga: Sporting de Braga 1-0 Sporting (Declarações)

Declarações após o jogo entre o Sporting de Braga e o Sporting, da quinta jornada da I Liga portuguesa de futebol, que terminou com um triunfo bracarense, por 1-0.

I Liga: Sporting de Braga 1-0 Sporting (Declarações)

Abel Ferreira (treinador do Sporting de Braga): "[O Sporting] foi um adversário que nos criou imensas dificuldades, com grandes jogadores e um treinador com muita competrência. É um jogo super mediático, que nos ia causar um desafio extraordinário como equipa. Mas são três pontos. Nada mais do que isso. É uma vitória justa, sem menosprezar o que o adversário fez, pois criou-nos muitas dificuldades. Mas, em termos globais, parece-me que fomos melhores.

Eu disse aos jogadores isto: em cada vitória ia-me lembrar do desaire do Zorya [eliminação da Liga Europa]. Foi uma grande lição. Se se pegar na equipa que iniciou hoje e na equipa que iniciou no ano passado, há muitas diferentes. Há uma ideia de jogo, que é muito mais do que o plano de jogo. É um espírito difícil de explicar. Há muito respeito entre os colegas. Os jogadores do Braga têm, todos os dias, de mostrar que querem jogar.

Vimos que o jogo estava a ficar partido [quando Eduardo entrou em campo]. Era precisa definição. O Eduardo tem definição. É um jogador com 'açúcar'. Eu quero respostas para o que o jogo está a pedir. O jogo estava a pedir um jogador que fizesse a bola chegar aos avançados. O Edu disse presente e ajudou-nos na altura certa.

Eu gosto de ganhar limpo. Se tiver de perder, reconheço o valor do adversário. Foi o que José Peseiro, treinador de quem tirei ensinamentos, fez.

Para estarmos mais próximos de ganhar, temos de jogar bem. Não adianta meter velocidade, se nos precipitarmos. Também é possível jogar bem sem bola. Hoje, foi. Demos essas respostas. Era um jogo importantíssimo no que tem a ver com inteligência tática e emocional. Eu disse, ao intervalo, que a equipa mais organizada iria ganhar. Ganhámos por querer, por qualidade e por discernimento.

Não me vou desviar dos objetivos que temos para esta época: sermos consistentes e aproximarmo-nos dos três 'grandes'.

Essa equipa [do Braga, que lutou pelo título em 2009/10] tinha jogadores muito experientes, como o Alan e o Hugo Viana.

Nós [futebol português em geral] crescemos e evoluímos quanto mais tempo jogarmos. É impressionante a quantidade de tempo que se perde quando a bola sai. Quero intensidade no jogo, mas também nos treinos."

José Peseiro (treinador do Sporting): "Foi um jogo muito equilibrado, tanto em domínio com em oportunidades, em posse de bola, em construção de situações de golo. Foi mais feliz o Braga, ou mais competente. Fez o 1-0. O resultado mais justo, na nossa opinião, seria o empate.

[Foi] uma primeira parte não tão conseguida como a segunda. [Houve] várias perdas de bola na primeira parte que proporcionaram ao Braga situações de perigo. Não estivemos bem na receção e no passe.

Começámos bem a segunda parte. Fomos melhores. O Braga foi mais feliz, num lance em que a bola passa por baixo das pernas do Seba [Coates]. O Braga não tinha feito muita coisa para fazer golo.

Depois do golo, tentámos colocar gente no ataque. É uma derrota que nos custa. Queríamos vencer aqui. Perdemos hoje, porque não fomos eficazes e tão felizes. Tivemos a mesma qualidade de jogo do que o Braga.

Foi a primeira derrota. Infelizmente, tivemo-la hoje. Nada vai perturbar a equipa. Sabemos o nosso caminho. Somos uma equipa com potencial e qualidade, que acredita no seu processo.

[A derrota] era uma consequência maior, se fosse a cinco jornadas do fim. Queríamos manter o primeiro lugar, mas estamos aqui para a luta sem receios e sem medos. Até agora, jogámos com o Braga e com o Benfica fora. Somos a única equipa que fez dois jogos desta dificuldade fora.

O Braga é forte. Sabemos disso. A última vez que não esteve na Liga Europa esteve perto de ganhar o título [2009/10]."

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?